Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 25/08/2015

Notícia postada dia 25/08/2015

Mais uma vez na Esplanada, servidores do Judiciário lutam pela derrubada do Veto 26

Mais uma vez na Esplanada, servidores do Judiciário lutam pela derrubada do Veto 26

 Cerca de 10 mil servidores do Poder Judiciário federal voltaram hoje, 25, à Esplanada dos Ministérios. No gramado da Alameda dos Estados em frente ao Congresso Nacional, eles protestaram para pressionar o senador Renan Calheiros a convocar a sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado, que vai apreciar o veto ao PLC 28/2015, o Veto 26. Mais que isso, pediram a senadores e deputados que respeitem a independência do Judiciário e rejeitem o veto.

 

Novamente os servidores realizaram protesto que vai figurar como um dos maiores da categoria, perdendo apenas o ato histórico da terça-feira, 18 de agosto.

 

Mas enquanto servidores se concentravam no gramado, por determinação do presidente Renan Calheiros (PMDB) o acesso às dependências do Senado foi ainda mais dificultado. O Comando de Greve tentou negociar com a Secretaria Geral da Mesa Diretora a entrada dos servidores, pois a restrição impedia que até mesmo os coordenadores da Fenajufe permanecessem no local. Mesmo assim, os dirigentes conseguiram furar o bloqueio para tentar equilibrar o embate. A base do governo jogou pesado, pois na pauta do Senado, o PLC 41, do MPU, seria o alvo do dia.

 

Municiados com um pelotão de vuvuzelas, os servidores saíram em marcha pelo Eixo Monumental de Brasília, passaram pela lateral do Congresso onde fica a Câmara dos Deputados e fizeram rápido protesto em frente ao STF. Continuando a marcha, a próxima parada foi no Palácio do Planalto, onde mais uma vez pediram que o Executivo respeite a autonomia do Judiciário. A caminhada terminou ao lado da concha côncava, que dá teto ao Senado. Ali, as vuvuzelas outra vez entoaram o brado pela rejeição do veto ao PLC 28.

 

Se em Brasília a luta pela sessão e derrubada do veto era travada nos corredores do Congresso e no asfalto do Eixo Monumental, nos Estados foram os apagões, intensificados entre a segunda-feira, 24 até a quarta, 26, que deram o tom do descontentamento dos servidores.

 

No início da noite, após discussões – em alguns momentos tensas - entre dirigentes da Fenajufe, dos sindicatos da base e o presidente do Senado, a sessão conjunta do Congresso foi anunciada para a quarta-feira, 2 de setembro. Marcada para as 11 horas, nela serão analisados os vetos presidenciais. Entre eles, o 26/2015.

 

Independente do resultado, o Ato Nacional foi mais um passo na luta dos servidores pelo resgate do respeito edignidade da categoria. Entrando em seus mais de 70 dias de paralização, o movimento quer crescer e já deu mostras disso. Mais que derrubar o veto, a greve dos servidores já é vitoriosa pela elevação da consciência de unidade de classe. Foi com ela que a categoria repactuou sua unidade, abriu as portas de casa pra receber aqueles que vieram de outros estados e entendeu que apenas unida, poderá conquistar seus objetivos.

 

Além dos servidores do Distrito Federal, foram registradas delegações do Sindjus/AL, Sinjeam/AM, Sitraam/AM, Sindjufe/BA, Sindissetima/CE, Sinje/CE, Sinpojufes/ES, Sinjufego/GO, Sintrajufe/MA, Sindjufe/MS, Sindijufe/MT, Sindjuf/PB, Sintrajuf/PE, Sintrajufe/PI, Sinjutra/PR, Sinjuspar/PR, Sisejufe/RJ, Sintrajurn/RN, Sintrajufe/RS, Sintrajusc/SC, Sintrajud/SP, Sitraemg/MG, Sindjufe/RO-AC , Sindjufe/TO, Sintrajufe/CE, Sindiquinze/SP.

 

PLC 41

 

Mesmo com o protesto dos servidores e contrariando solicitação da Fenajufe, o senador Valdir Raupp (PMDB/RO) apresentou substitutivo ao PLC 41/2015, do MPU. Ante o rolo compressor do governo, a proposta foi aprovada com 45 votos favoráveis, 28 contrários e três abstenções. O texto é o mesmo apresentado aos servidores na quinta-feira, 20, e que foi rechaçado pela categoria.

Fruto de acordo entre o Ministério Público da União e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), sem discussão com os servidores, o projeto volta à Câmara para ser apreciado.

 

O texto do substitutivo pode ser acessado no link http://bit.ly/1Jx5Lgn

 

Avaliação

 

Nesta quarta-feira, 26, o Comando Nacional de Greve da Fenajufe vai se reunir em Brasília. Será o momento de avaliar os desdobramentos da semana e planejar as próximas atividades. A reunião está marcada para as 10 horas, na sede da Federação.

 

 

 

da Fenajufe, Luciano Beregeno

 

Fotos: Joana Darc Melo/Fenajufe

            Divulgação/Internet/Acervo Servidores



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE