Notícia postada dia 17/08/2015

Servidores cobram de Renan compromisso firmado em Maceió de pautar veto

Dirigentes da Fenajufe e servidores de vários estados informaram ao presidente do Congresso que novo projeto está sendo rejeitado pela categoria

Servidores cobraram do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a promessa feita à categoria em Maceió (AL) de que o veto ao projeto salarial (PLC 28) seria posto em pauta dentro do prazo regimental de 30 dias. Para que isso seja cumprido, a matéria teria que estar na pauta de possível sessão do Congresso Nacional do dia 18 de agosto, terça-feira.

Renan não deu garantias, porém, de que isso ocorrerá. Alegou que o projeto acordado entre o governo e o Supremo Tribunal Federal é um "fato novo" que precisa ser avaliado e que a convocação da sessão e a pauta dependem das conversas com as lideranças partidárias. O prazo de 30 dias se refere ao período que um veto tramita sem que comece a trancar a pauta do Congresso Nacional.

O senador foi informado que o projeto acordado pelo STF e o governo Dilma, à revelia dos servidores, não corresponde às expectativas da categoria e está sendo rejeitado nas assembleias nos estados.

A conversa com Renan Calheiros, articulada pelo diretor do Sintrajud Antonio Melquiades, reuniu ainda os dirigentes da federação nacional (Fenajufe) Adilson Rodrigues, Alexandre Magnus, Tarcísio Ferreira e Iracema Pompermeyer, além de servidores de vários estados, como São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Espirito Santo e Mato Grosso. A reunião ocorreu no gabinete do presidente do Congresso, na quinta-feira (13).

O compromisso de colocar o veto em pauta antes dos 30 dias regimentais, o que significaria até o dia 20 de agosto, foi assumido por Renan na reunião, em julho, com servidores e dirigentes do sindicato de Alagoas (Sindjus-AL). Diante da posição do senador, a federação nacional está convocando a categoria a procurar nos estados as lideranças partidárias para solicitar apoio e pressioná-las a defender a inclusão na pauta e a derrubada do veto.

Fonte: LutaFenajufe Notícias