Notícia postada dia 13/08/2015

Bahia reafirma greve e ampliação da luta pela derrubada do veto

Indignados com o comunicado do STF de que faria novo projeto referente ao reajuste salarial para a categoria, e também com a agressão de colegas em frente à Corte, os servidores do Judiciário Federal da Bahia, como resposta ao STF, deliberaram a continuidade da greve e da luta pela derrubada do veto.

Chamada de piada pelos servidores, o novo projeto substituiria o PLC 28, mas não contempla a demanda da categoria. “A proposta do STF ataca direitos dos servidores, e privilegia magistrados. É uma piada. Queremos que os trabalhadores do Judiciário sejam respeitados”, criticou um dos coordenadores do SINDJUFE, Fred Barboza do TRE.

Aprovado na sessão administrativa do STF, a proposta foi feita sem ouvir os servidores. “Postura anti-democrática do STF, pois não tem interesse em negociar com a categoria”, protestou um dos coordenadores do SINDJUFE, Francisco Filho.

A categoria também repudiou a ação truculenta da Polícia Militar do Distrito Federal (DF), durante o ato pacífico dos servidores que protestavam ontem, 12, no STF, em Brasília. Os servidores foram recebidos com gás de pimenta, balas de borracha e cassetetes. Duas pessoas ficaram feridas, uma com punho quebrado, e outra com suspeita de traumatismo craniano.  E dois colegas foram presos.

Os servidores prometem não recuar e fortalecer a greve pela derrubada ao veto. “Nossa resposta vai ser manter a greve ainda mais forte. Vamos fortalecê-la, não há outro caminho para a classe trabalhadora que não seja a luta”, reforçou uma das coordenadoras do SINDJUFE, Suely Silveira, também do TRE.

Deliberações:

•       Comparecer ao local na Cidade onde estará a presidente Dilma Rousseff, nesta sexta, 14. Para mais informações, buscar informações no site e whatsapp, ou na falta destas contactar a  coordenadora de comunicação Denise Carneiro pelo tel 9201-3219;

•       Rechaçar proposta do STF, pelo conteúdo e pelo método;

•      Continuidade da Greve;

•      Assembleia Geral, 21/8, sexta na JF, às 13h;

•      Roda de conversa, 21/8, sexta– “Desafios do sindicalismo” na Justiça Federal (JF);

•      Tentar reunião com o Presidente do TST que está em visita a Salvador. Devem comparecer a mesma comissão de negociação da greve, e quando houver redução no número de participantes nas oportunidades,  sindicato deverá,  necessariamente,  estar presente;

•      Moção de Apoio a André Cubas e a Elcimara, colegas detidos no ato, em Brasília;

•      Moção de Repúdio a PM-DF e encaminhar para Associação dos Policiais Militares do DF e de todo o Brasil;

•      Nota creditando Lewandovski, o sangue do servidor André ferido durante manifestação, em Brasília;

•      Subsídio do sindicato de R$ 100 para ida à Brasília, dia 18, para cada sindicalizado;

•      Confecção de novos panfletos sobre o acordo do STF, qu será também a base das notas a partir de então;

•      O Comando de Greve deverá definir uma coordenação que irá ficar responsável pelo banco de dados das pessoas que vão à Brasília. A lista deve estar no site com orientações do local de chegada, quem deve procurar e contatos;

•      Apagão na terça, 18;

•      Atividade no Aeroporto – Segunda (17/8) e Terça (18/8);

•      O SINDJUFE deve encaminhar à Federação um pedido de reunião ampliada.

Luana Luizy, ascom/SINDJUFE