Notícia postada dia 12/08/2015

Servidores vão ao STF nesta quarta (12) contra rebaixamento do reajuste

STF convida federação para reunião sobre reajuste salarial; sessão administrativa poderá analisar nova proposta sem consulta a servidores

Os servidores do Judiciário Federal e do MPU pretendem fazer novo protesto em Brasília, nesta quarta-feira (12), para pressionar os ministros do Supremo Tribunal Federal a não avalizarem rebaixamentos na proposta salarial da categoria. A expectativa é de que o assunto seja pautado na sessão administrativa do tribunal que deve acontecer após a sessão plenária prevista para a tarde desta quarta.

O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, se recusou a apresentar com antecedência a possível proposta que negocia com o governo federal. O diretor-geral do Supremo, Amarildo Vieira, enviou convite à federação nacional (Fenajufe) para reunião, na manhã desta quarta, em que tratará do reajuste salarial. Ela está convocada para ocorrer sala de sessões da segunda turma do tribunal (Ed. Anexo II-B, 4º andar), das 10 às 12 horas.

O modo como transcorrem as negociações entre o STF e o Ministério do Planejamento vem gerando insatisfação e críticas na categoria, que cobra transparência e participação direta nesse processo. A decisão do Supremo de buscar uma alternativa que rebaixa os valores e estende a aplicação do projeto a quatro anos não teve o aval das assembleias dos servidores e tampouco do Comando Nacional de Greve.

O movimento paredista nacional continua pela derrubada do veto ao PLC 28 e por negociações que assegurem os recursos orçamentários para implantá-lo. Trabalha-se com a perspectiva de que o veto seja colocado em pauta na sessão do Congresso Nacional do dia 18 de agosto, embora isto não esteja assegurado. Para esta data, também está sendo convocado o que se pretende ser um grande ato nacional em Brasília.

A manifestação desta quarta-feira (12), organizada em conjunto pelo sindicato de Brasília (Sindjus-DF) e pela federação, está marcada para começar às 15 horas, no STF.

Fonte: LutaFenajufe Notícias