Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 28/07/2015

Notícia postada dia 28/07/2015

Justiça Trabalhista terá greve total contra a repressão

Justiça Trabalhista terá greve total contra a repressão

Servidores reagem à Portaria 45 com intensificação da mobilização nos dias 28 e 29 e "Marmitaço" na Consolação nesta terça-feira                          

 

“Não tem arrego”, gritavam os servidores da Justiça Trabalhista no Fórum Ruy Barbosa, na tarde desta segunda-feira, 27. Os trabalhadores fizeram uma assembleia setorial para discutir a Portaria 45, que põe em risco o direito de greve dos servidores e que foi publicada no mesmo dia.Assinada pela presidente do TRT-2, Silvia Pondé Galvão Devonald, a portaria fixa em 70% o percentual mínimo de servidores que devem trabalhar em cada unidade do Tribunal durante a greve. Além disso, a norma impõe o desconto do Auxílio Alimentação e do Auxílio Transporte dos grevistas e exige que eles sejam identificados pela chefia.

 

Para o advogado e assessor jurídico do Sintrajud, César Lignelli, a portaria é irregular e ataca um direito constitucionalmente garantido a todos os trabalhadores: o direito de greve. “Os serviços essenciais estão sendo garantidos desde o início da greve, não há perda de prazo porque os prazos estão suspensos; ou seja, essa portaria é cheia de irregularidades, é uma tentativa de acabar com a greve”, afirmou.

 

A medida foi recebida com grande revolta pelos servidores da Justiça Trabalhista. ”O que está em jogo hoje não é apenas a nossa reposição salarial, é o nosso direito de greve”, declarou o servidor da JT Barra da Funda, Marcus Vergne. “Se a gente naturalizar esse ato autocrático da desembargadora, estamos sujeitos a não poder mais nos manifestar neste prédio”, acrescentou.

 

“Não vamos baixar a cabeça, vamos lutar até o fim.”Em resposta ao ataque, os servidores farão greve total na Justiça do Trabalho nesta terça e quarta-feira, dias 28 e 29. Além disso, farão nesta terça o “Marmitaço” – uma manifestação em frente ao TRT Consolação. Os trabalhadores prometem fazer muito barulho para derrubar a portaria.  “Já que nosso auxílio-alimentação está sendo cortado, vamos almoçar todo mundo na Consolação”, afirmou o servidor Henrique Sales. “Essa portaria é a prova de que nossa greve esta incomodando e a resposta que nós vamos dar é mais greve; vamos dobrar essa greve com força, coragem e união.”

 

Uma reunião entre a presidente do TRT-2 e representantes do Comando de Greve já está marcada para esta terça-feira, às 11h40. Será apresentado um pedido para reconsideração da medida.Olê, Olê, Greve!Após a assembleia, os servidores fizeram um arrastão no Fórum Ruy Barbosa. Para mostrar a força da greve, eles percorreram todos os andares do prédio, munidos de apitos e vuvuzelas. “Não vamos deixar uma medida arbitrária como esta acabar com nossa greve; vamos aumentar a greve, parar tudo na terça e quarta, essa será nossa resposta política”, disse Inês Leal, servidora da JT e diretora do Sintrajud.

 

Fonte: Sintrajud



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE