Notícia postada dia 27/07/2015

Assembleia Geral na Bahia aprova, por ampla maioria, a continuidade da greve

Quase que por unanimidade os servidores do Poder Judiciário Federal da Bahia decidiram pela continuidade na greve na Assembleia Geral desta segunda-feira (27), no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Nazaré. Apenas dois votos contrários e 5 abstenções foram registradas entre os presentes, e os votos on line registraram 9 a favor e 2 contra.

Após o início da Assembleia, os servidores caminharam juntos para a Sessão do Órgão Especial que ia tratar da apreciação do referendum do Ato 383, referente ao corte de ponto dos servidores em greve do TRT5. Lá, a categoria lotou a Sessão e protestou de maneira pacífica e silenciosa, todos de preto, portando cartazes no prédio Coqueijo Costa. O presidente abriu os trabalhos e informou que o Ato que previu o corte de ponto não seria colocado em referendum porque a decisão sobre a matéria é privativa da Presidência.

Suspensão foi pedida pelos servidores

Voltando ao Edifício Médici, a assembleia continuou com os esclarecimentos da Coordenação Jurídica sobre a solicitação de Adiamento da votação do Referendum. Ficou esclarecido que isso foi aprovado em Setorial realizada no TRT5, não sendo portanto decisão restrita do Sindicato nem do Comando de Greve, e sim dos servidores presentes na assembleia setorial.

“Apesar do Ato ser do TRT5, apareceram muitos servidores do TRE e JF. Isso mostra que a categoria está unida. Greve é paralisação legal do trabalho. É um grito por justiça. Direito de greve é inegociável. É direito do trabalhador. Se ao presidente do órgão compete determinar corte de ponto, cabe a nós permanecermos em greve”, reiterou a servidora Nilza, do TRT5.

Ação Individual e Mesa de Negociação

O sindicato convida aos servidores que desejarem judicializar o assunto e se preservar juridicamente do corte, deve procurar imediatamente a coordenação jurídica do SINDJUFE-BA.

A mesa de negociação para tratar da greve dos servidores tem a primeira reunião marcada para esta terça-feira, às 10h, com o SINDJUFE-BA, o Comando de Greve e o Dr. Valtércio Oliveira. “Hoje demos o recado, mostramos que estamos unidos e não iremos nos acovardar. O corte de ponto pode ser muito menor do que ainda está por vir e precisamos enfrentar, serão estaremos mortos!" apontou a coordenadora do SINDJUFE, Denise Carneiro.

Para o servidor do TRE, José Luiz, a união é importante para pressionar o governo federal. “Qual a razão de um TRT? Zelar pelos direitos trabalhistas, mas o que o TRT pensa? Que somos escravos. Não vamos recuar. Vai acontecer o que se passou no Paraná e São Paulo, com a greve dos professores, Alckimin e Richa tiveram que voltar atrás. Não devemos recuar. Juntos somos mais”, opinou o servidor do TRE, José Luiz.

Confira aqui o calendário de atividades da semana:

Terça, 28 de julho

8h- Ato em defesa do direito à greve, no TRT de Nazaré. Chamamos todos e todas dos demais tribunais a se fazerem presentes nesse Ato.

10h- Mesa de negociação com o Dr. Valtércio de Oliveira TRT.

14h- Setorial TRT, Nazaré.

Quarta, 29 de julho

8h- Café da manhã na Justiça Federal (JEF)

10h- Reunião do Comando Unificado, no Sindicato

13h- Setorial no TRE (condicionada à decisão da reunião do Comando de Greve, mas de qualquer sorte haverá atividade de greve no local no mesmo horário), também no Juizado Especial Federal (JEF).

Quinta, 30 de julho

Apagão Nacional