Notícia postada dia 23/07/2015

TRT5: Servidores decidem continuar firmes na greve apesar de ameaça de corte de ponto

Ocorreu hoje,23 de julho,  no final da manhã, uma reunião entre o Comando Nacional de Greve e a Presidência do TRT5 para tratar do Ato TRT5 nº 383/2015, divulgado no Diário Eletrônico desta quarta-feira, 22 de julho, que  informa a determinaçao de corte de ponto dos servidores deste órgão que permanecerem em greve a partir desta data.

Tal decisão representa um ataque a um direito consagrado internacionalmente, o direito de greve.

Na reunião com a presidência, os representantes dos servidores foram unânimes em defender a decisão da Assembleia da categoria de permanecer em greve e intensificar ainda mais o movimento para garantir a derrubada do veto presidencial ao PLC 28/15, aprovado por unanimidade no Senado Federal no dia 30 último. "Chegamos até aqui graças a uma luta histórica, parar agora, com esse veto, pode signifcar jogar fora todo o trabalho realizado até agora" afirmou o coordenador do Sindicato, Francisco Filho.

Ao final, ficou marcada uma nova reunião para acontecer amanhã , dia 24, às 8h com a presença da AMATRA e ABAT.

Não houve acordo anterior

O referido Ato informa que o SINDJUFE-BA e o Comando de Greve se comprometeram sobre o "caráter pontual e breve", sendo que o movimento grevista não ultrapassaria o dia 30/6/2015 (dia da votação do PLC28/2015 pelo Senado da República, posteriormente estabelecido seu término para até o dia 21/7/2015 (data final do prazo para sanção/veto do PLC28/2015 pela Presidente da República)". O Sindicato e o Comando reafirmam que a greve está sendo dirigida com responsabilidade e bom senso, e que realizam avaliação constante do cenário nacional e local e também sobre a oportunidade e necessidade da continuação do movimento paredista. As datas citadas foram colhidas na agenda política como possibilidade de desfecho para o pleito dos servidores, porém a autonomia dos fóruns deliberativos da categoria continuariam sendo respeitados.

Nova reunião, mudança de horário da setorial e solidariedade

Após a reunião com a Presidência, os servidores se reuniram no Prédio Médice onde contaram com a presença de colegas de outros órgãos que ali foram prestar apoio, e estabeleceram:

1 - A Setorial foi remarcada para às 14 horas no Comércio, porque às 8 h haverá nova reunião com a Presidência, AMATRA e ABAT;

2 - Manutenção da greve como está;

3 - Formar mais Comissões para contato com parlamentares na capital e interior;

4 - Inclusão de mais servidores na Comissão de Negociação com a presidência;

5- Durante as negociação os servidores deverão permanecer em vigília em frente ao prédio do Tribunal;

6 - Continuar mandando e-mail aos parlamentares;

7 - Inscrição para viagem a Brasília;