Notícia postada dia 03/07/2015

Projeto de isonomia entre chefes de cartórios é aprovado no Senado

Um dia depois da tão esperada aprovação do PLC 28/2015 (reposição salarial dos servidores do Judiciário Federal), na noite de terça-feira, 30, ontem (quarta-feira, 1º de julho) a categoria comemorou outra vitória com a aprovação do PLC 25/15 (isonomia entre chefes de cartórios), também no plenário do Senado Federal. E o assessor parlamentar do SITRAEMG, José Cândido, teve um papel importante e decisivo em mais esse êxito dos servidores em matéria em tramitação no Congresso Nacional.

Segundo José Cândido, conversando com senadores no final da tarde de terça-feira, 30, logo depois da reunião de líderes que decidira manter o PLC 28/15 na pauta da sessão daquele dia, ele obteve a informação de que o PLC 25/15 talvez entraria na pauta de hoje, dia 2. Ele voltou ontem ao gabinete do senador José Maranhão (PMDB/PB), conversou com o assessor Ronilton e, posteriormente, com o próprio parlamentar. Solicitou ao senador que pedisse “vista” para que o projeto fosse pautado para ontem. Este informou que não poderia porque já havia sido relator da matéria na CCJC, mas avisou que daria o seu apoio se o assessor parlamentar do Sindicato conseguisse outro senador que se dispusesse a pedir vista.

José Cândido foi para a entrada do plenário, encontrou o senador Lindberg Farias (PT/RJ), narrou-lhe o pedido e este afirmou que atenderia seu pedido se outro senador o apoiasse. Ele ligou para o gabinete de Maranhão, os dois senadores conversaram por telefone e combinaram de atuarem pela votação do PLC 25/15. Lindberg Farias entrou no plenário, inscreveu-se para usar a palavra, mais tarde, quando foi se pronunciar, pediu vista ao projeto, o senador Maranhão confirmou o apoio, outros também se manifestaram favoráveis, o projeto foi colocado em votação e foi aprovado.

Fica registrado, pois, o brilhante trabalho do assessor parlamentar do SITRAEMG, lembrando, porém, que a isonomia entre chefes de cartórios é uma conquista de toda a categoria. É fruto do trabalho de mobilização de anos do SITRAEMG, através de seus diretores e diretores de base, sindicatos de outros estados e Fenajufe, desde a elaboração do anteprojeto no TSE, sua votação na Câmara dos Deputados e, por último, no Senado.

Fonte: Sitraemg