Notícia postada dia 10/06/2015

Líderes do PMDB, que afirmam: ou fecha-se um acordo ou reposição será aprovada como está

A terça-feira, 9, foi de intensas atividades da caravana enviada pelo Sintrajufe/RS a Brasília. Os representantes do Rio Grande do Sul se reuniram com senadores gaúchos, com parlamentares do PT e com líderes do PMDB no Senado. Destes últimos vieram as notícias mais importantes: em uma reunião na manhã de quarta-feira, será tratado sobre o PLC 28/2015, que trata da reposição salarial da categoria.

Eunício de Oliveira (PMDB-CE) – líder do partido no Senado –, Valdir Raupp (PMDB-RO) e Romero Jucá (PMDB-RR) se reuniram no final da tarde com representantes dos servidores. Participaram da reunião integrantes da delegação do Rio Grande do Sul, entre eles os diretores do Sintrajufe/RS Cristiano Moreira e Eduardo Dutra. Também estiveram presentes os representantes da Fenajufe, Saulo Arcangeli; do Sintrajud/SP, Antonio Melquíades; e do Sindjus/DF, Eldo Luiz Pereira de Abreu.

Os senadores peemedebistas afirmaram que já foram realizadas reuniões para tratar do tema e que o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, foi orientado a procurar "urgentemente" o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para buscar um entendimento entre os Poderes sobre o projeto. Além disso, o líder do PMDB informou que, na quarta-feira, às 10h, haverá uma reunião em que participarão, além dos três, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) e a equipe econômica do governo, e que os senadores deverão dizer ao governo que, ou fecha-se um acordo ou o projeto vai a votação e será aprovado como está, com o apoio do partido – isso não quer dizer, porém, que o projeto irá a votação, de fato, ainda no dia 10.

O diretor do Sintrajufe/RS Cristiano Moreira ainda questionou o senador Romero Jucá, relator do Orçamento do ano passado, sobre a possibilidade de inclusão dos valores da reposição salarial caso o projeto seja aprovado. Jucá explicou que é, sim, possível incluir uma suplementação orçamentária ainda em 2015.

Para a votação, ainda não está confirmada a presença do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) para presidir a sessão, já que até o início da noite desta terça-feira ele ainda não havia retornado de uma viagem ao exterior.

Também participou da reunião o secretário-geral do Ministério Público da União (MPU), Lauro Cardoso, já que Valdir Raupp é o relator do PLC 41/2015, que trata da reposição salarial dos servidores do MPU. O projeto está na pauta de quarta-feira da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, e, de acordo com Raupp, deverá ser aprovado e enviado ao plenário em regime de urgência. O PLC 41/2015 deverá, ainda, passar a tramitar em conjunto com o PLC 28/2015, referente à reposição dos servidores do Judiciário.

Sintrajufe/RS realiza contato com líder do governo no Senado

Para facilitar os trabalhos, a delegação enviada pelo Sintrajufe/RS se dividiu em dois grupos. O outro grupo, do qual fez parte o diretor Clairton Serafini, conseguiu marcar uma conversa para quarta-feira, às 14h30min, com o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), líder do governo no Senado. Além disso, os colegas marcaram um café da manhã com o senador Paulo Paim (PT-RS), no qual também irão tratar do PLC 28/2015. Os colegas percorreram diversos gabinetes, conversando com chefes de gabinete e obtendo mais manifestações de apoio ao projeto.

Sintrajufe/RS aborda senadores gaúchos e Ana Amélia faz pronunciamento defendendo projeto

Mais cedo, os integrantes da caravana do Rio Grande do Sul abordaram os senadores gaúchos Paulo Paim (PT) e Ana Amélia Lemos (PP). Ambos manifestaram apoio ao projeto. Ana Amélia, porém, informou que não estará presente à votação de amanhã. Assim, instigada pelos sindicalistas, comprometeu-se a conversar com a liderança do PP e defender o projeto. Além disso, também a pedido do sindicato, realizou um pronunciamento no plenário, ainda nesta terça, em favor da reposição da categoria.

Também foram abordados pelos representantes da categoria no Rio Grande do Sul os senadores José Pimentel (PT-CE), que é vice-presidente da CCJC, e Paulo Rocha (PT-PA). Os dois senadores colocaram a dificuldade da questão orçamentária. Pimentel afirmou que não seria mais possível avançar nessa questão porque o Judiciário não teria incluído a previsão, o que foi prontamente desmentido pelos sindicalistas, que explicaram que, na verdade, basta criar suplementação orçamentária, e que o Judiciário incluiu a previsão e a presidente Dilma Rousseff (PT) cortou, sendo que o Legislativo ainda pode incluir novamente. Além disso, Pimentel admitiu que o governo não gostaria que o projeto fosse a votação sem um acordo.

Fortalecimento da greve é fundamental

O diretor do Sintrajufe/RS Clairton Serafini faz uma avaliação positiva da atuação da categoria em Brasília e relata que o clima entre os servidores de todo o país presentes à capital federal é de unidade na busca pela reposição. Também diretor do Sintrajufe/RS, Cristiano Moreira avalia que o governo segue "resistente e intransigente" quanto à reposição da categoria e sem apresentar uma proposta concreta que encaminhe um acordo com o STF: "essas dificuldades mostram que a categoria vai ter que pressionar e se mobilizar ainda mais por um acordo ou pela aprovação do projeto tal qual está hoje. Para isso, o fortalecimento da greve é fundamental", afirma o diretor.

Por Alexandre Haubrich, Sintrajufe/RS