Notícia postada dia 09/06/2015

DF e RJ preparam início da greve; PR recebe apoio do Foro

Mobilização na capital do país aumenta pressão sobre o Senado na véspera da votação do PLC 28

Assembleias setoriais nesta segunda-feira, 8, prepararam a greve por tempo indeterminado que os servidores do Judiciário Federal iniciam na terça-feira no Distrito Federal. A decisão de entrar em greve foi tomada pelos servidores em assembleia geral convocada pelo Sindjus-DF na última quarta-feira, 3.O primeiro dia da greve terá piquetes e arrastões nos locais de trabalho. Também será iniciada uma vigília no STF que incluirá uma reunião de delegados sindicais.

No Senado, diretores do Sindjus ajudarão a fazer o “corpo a corpo” para pressionar os senadores a aprovarem o PLC 28, que reestrutura o Plano de Cargos e Salários da categoria.

Rio de Janeiro e Paraná

No Rio de Janeiro, a greve por tempo indeterminado começa na quarta-feira, conforme decisão tomada pelos servidores em assembleia no dia 3. O Sisejufe já informou essa decisão às presidências dos tribunais federais do Estado. Nesta segunda e terça-feira (8 e 9), a direção do Sindicato tinha audiências agendadas com a direção de cada ramo do Judiciário.

No Paraná, primeiro estado a declarar greve por tempo indeterminado, o movimento entrou em sua terceira semana.Em nota divulgada na sexta-feira, 5, a Direção do Foro da Seção Judiciária do Paraná manifestou apoio à luta dos servidores pela reposição salarial e pediu a compreensão dos paranaenses em relação ao movimento grevista.

“A Justiça Federal sempre foi reconhecida pela sociedade brasileira como um modelo de celeridade e eficiência na prestação jurisdicional e pela sua permanente evolução e modernização diante do crescente aumento das demandas judiciais”, diz a nota.

“Isso não ocorreu sem a presença do fator humano, representado por seus servidores, capacitados e dotados de alto nível técnico, sempre em constante aprimoramento. Entretanto, há muito vêm ocorrendo significativas baixas em seus quadros, reflexo direto da decomposição salarial sofrida em face das perdas decorrentes da inflação acumulada mês a mês e da crescente diferença entre as remunerações recebidas por servidores que exercem funções equivalentes nos outros Poderes da União.

Brasília no foco do servidor

Outros projetos de interesse dos servidores do Judiciário e do MPU estão na pauta de votação do Senado e também serão cobrados dos senadores.Numa semana em que os olhos da categoria estão voltados para Brasília, o Senado pode votar também o PLC 41, que reajusta os salários dos servidores do MPU, e o PLC 25, que estabelece isonomia salarial entre chefes de cartórios eleitorais do interior e das capitais.Os projetos estão pautados para a quarta-feira, 10, e a sessão deve começar às 14h. Nesse dia, representantes dos servidores estarão logo pela manhã no Senado, dando continuidade ao trabalho de pressionar os senadores. Novos piquetes e arrastões serão realizados nos locais de trabalho ao longo do dia e um ato público no Senado começará às 13h.

No outro lado da Praça dos Três Poderes, o STF deve retomar o julgamento do Mandado de Injunção 844, que trata da aposentadoria especial para oficiais de justiça e agentes de segurança.A mobilização no Distrito Federal prossegue na quinta-feira, com novos piquetes e arrastões. Às 15h, uma assembleia na Praça dos Tribunais Superiores decidirá sobre a continuidade da greve.

Fonte: Sintrajud