Notícia postada dia 02/06/2015

Tá Russo! Lewandowski viajando pela Rússia

Enquanto estamos numa semana decisiva, o chefe do Poder se ausenta

Em seu primeiro dia de visita oficial à Rússia, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, encontrou-se nesta segunda-feira (1) com o presidente da Suprema Corte da Federação Russa, Vyacheslav Lebedev, na sede do Tribunal, em Moscou. Os presidentes debateram temas de interesse mútuo dos Poderes Judiciários dos dois países, em especial a cooperação em matéria judicial, extradições e troca de experiências na área de informatização dos processos judiciais.

Os presidentes acordaram quanto à necessidade de aprofundamento e agilização dos mecanismos de cooperação judicial entre Brasil e Rússia, sobretudo à luz do incremento nas relações econômicas e políticas entres as duas nações, bilateralmente e no âmbito do BRICS. O presidente Lebedev tomou nota dos interesses brasileiros e esclareceu que, tendo a Suprema Corte russa, por determinação constitucional, competência para propor ao parlamento projetos de lei em matéria processual, esse intercâmbio de ideias pode resultar em iniciativas legislativas que favoreçam a relação Brasil-Rússia.

O ministro Lewandowski participou também de reunião de trabalho com o diretor do Departamento Judicial da Suprema Corte da Federação Russa, Alexander Gousev, com quem debateu as possibilidades de cooperação no âmbito da informatização dos processos judiciais. A Rússia, maior país do mundo em extensão territorial, possui regiões distribuídas entre onze fusos horários distintos, algumas de difícil acesso, como a Sibéria e as ilhas no extremo norte do país, e desenvolveu sistemas de comunicação por satélite que podem ser úteis para aplicação em regiões isoladas do Brasil, ao exemplo das cidades no interior da floresta Amazônica.

Amanhã, o ministro participará da Sessão Plenária do Conselho de Juízes da Federação Russa, órgão equivalente ao CNJ brasileiro.

Fonte: Sinjufego, com informações do STF