Notícia postada dia 08/09/2010

SINDJUFE se reúne com TRF1 para tratar da criação do comitê de saúde na JF

Na última sexta-feira (3), a diretora do SINDJUFE-BA Denise Carneiro e o servidor André Borges (FSA-BA) participaram de uma reunião com o Diretor Geral do TRF1, Dr. Felipe Jacinto.

No mesmo dia, antes dessa reunião, o SIINDJUFE-BA entrou em contato com o Departamento de Saúde e Qualidade de Vida do Tribunal, nas pessoas da Dra. Nadja Santana (Setor Médico) e Dr. Marcos Dias, Diretor da SECBE e ouviu deles que existe um estudo em estágio bem adiantado sobre a realização de exames médicos periódicos obrigatórios aos servidores e magistrados da Justiça Federal  em toda a Primeira Região e outros projetos sobre a prevenção de doenças ocupacionais. "Esses exames que estamos reivindicando, além de exigidos por lei, são imprescindíveis para a obtenção de um diagnóstico referente à saúde dos servidores", esclareceu Denise. A partir daí, o Comitê pode se debruçar em projetos dentro da realidade da saúde dos servidores.

Ginástica Laboral

Independente desses exames existe um consenso sobre a necessidade da realização imediata de ginástica laboral para os servidores. Para viabilizar isso estamos elaborando um projeto que tem como objetivo atender servidores do Estado da Bahia e voltaremos ao TRF para solicitar recursos. Desde já tivemos a promessa de apoio dos setores contatados e também do Diretor Geral.

Nesse projeto deverá constar a redução do horário de atendimento ao público nas Subseções, o intervalo de 10 minutos a cada 50 minutos de digitação, a redução da jornada de trabalho diário e a obrigatoriedade da participação dos servidores na ginástica laboral. Sobre essa obrigatoriedade a SECBE avaliou que podermos iniciar com os associados ao PRO SOCIAL Programa de Saúde da Justiça Federal e expandir aos demais servidores.

Todos, inclusive o Diretor Geral elogiaram a iniciativa do SINDJUFE-BA e ASSERJUF na criação desse Comitê e se dispuseram a colaborar na efetivação dos projetos elaborados que visem à melhoria da qualidade de vida e saúde dos servidores e prevenção a doenças ocupacionais não apenas física, mas também problemas emocionais e mentais.

Com informações da coordenadora do SINDJUFE, Denise Carneiro