Notícia postada dia 28/05/2015

Servidores fazem ato no STF em defesa da reposição salarial

Manifestação exige que o ministro Ricardo Lewandowski assuma a defesa do PLC 28/2015

Servidores do Judiciário Federal realizaram ontem (27) um ato diante do STF, em Brasília, para exigir do presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, um posicionamento firme em defesa da reposição salarial da categoria. O Sintrajud enviou uma caravana a Brasília e participou da manifestação, com representantes da Fenajufe e de outros sindicatos.O ato começou logo depois de uma assembleia do Sindjus-DF, que nesta semana deu posse à sua nova diretoria e iniciou uma atuação mais combativa, distante do alinhamento com o governo que marcou gestões anteriores.

Lewandowski evasivo

Depois de passar pela Câmara dos Deputados e ser aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, o PLC 28/2015 – que reestrutura o plano de cargos e salários da categoria – aguarda a votação pelo plenário, com pedido de urgência. Além de lutar pela aprovação do projeto, os servidores querem impedir que o texto seja vetado pela presidente Dilma Rousseff (PT).

Na última segunda-feira (25), Lewandowski esteve no Fórum Trabalhista da Barra Funda, onde foi cobrado por um grupo de servidores. “Estamos lutando com todas as armas possíveis e vocês têm de lutar também”, disse o ministro. Ele também revelou ter negociado com o líder do governo no Senado um pedido de vista do projeto, quando da aprovação na CCJ.

No dia seguinte, já em Brasília, o presidente do STF se encontrou com representantes do Sindjus-DF e da Fenajufe e disse que o governo não apresentou nenhuma proposta para o reajuste salarial da categoria. Em nenhuma das ocasiões Lewandowski apresentou ações concretas para defender o reajuste.

Fonte: Sintrajud