Notícia postada dia 20/04/2015

Servidores têm 1ª reunião com governo para negociar pauta dia 23

Representantes dos servidores públicos federais vão se reunir pela primeira vez com o governo para tratar dos 20 pontos da pauta conjunta de reivindicação. Dirigentes das 32 organizações sindicais que integram o Fórum das Entidades Nacionais do funcionalismo devem ser recebidos, no quinta-feira (23), pelo secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, interlocutor do governo nas negociações.

O início dessas reuniões estava previsto para maio, mas o governo aceitou antecipar em meio à jornada de três dias de protestos em Brasília e nos estados realizada de 7 a 9 de abril. Nos dois encontros anteriores, não foram discutidos os pontos, mas debatido como se daria o processo de negociação.

A pauta de reivindicações inclui a defesa da data-base, da reposição das perdas salariais (27,3%), de uma política salarial permanente, paridade entre ativos e aposentados e o fim dos processos de privatização nos serviços públicos.

Os servidores devem voltar a contestar a posição do governo de condicionar eventuais reajustes salariais ao desempenho da economia – num período de estagnação e até mesmo encolhimento do PIB (Produto Interno Bruto) do país.

A campanha salarial unificada do funcionalismo foi lançada no dia 25 de fevereiro, após dois encontros nacionais que reuniram centenas de representantes dos mais variados segmentos dos serviços públicos.

Após promover a jornada de protestos, os servidores participaram, ainda, das manifestações de 15 de março contra o projeto que amplia as terceirizações (PL 4330/2004) – que contou com a participação dos servidores do Judiciário Federal e do MPU. Os servidores agora fazem rodadas de assembleias pelo país para debater a necessidade de construir a greve unificada para enfrentar os ataques do governo.

A direção da federação nacional (Fenajufe) reafirmou a participação na luta conjunta dos federais e convocou reunião ampliada para o dia 15 de maio, quando a campanha deverá ser o principal ponto de pauta.

LutaFenajufe Notícias