Notícia postada dia 07/04/2015

Servidores da Justiça Federal da Bahia paralisam o serviço por duas horas

Os servidores da Justiça Federal realizaram manifestação e paralisação de duas horas nesta segunda-feira, 6 de abril, data de abertura dos trabalhos da 1ª Sessão Câmara Regional Previdenciária da Bahia, no edifício sede da Justiça Federal, em Sussuarana.

Munidos de faixas e mordaças, os servidores adentraram a solenidade de abertura, onde permaneceram durante alguns minutos, partindo em seguida para o saguão. Lá eles entoaram gritos de protesto contra o descaso do Governo Federal, Supremo Tribunal Federal e também contra a presidência do TRF1, que apesar dos apelos dos servidores, se recusou a recebê-los, saindo pela porta dos fundos do Auditório. Essa é a terceira vez que o Presidente do TRF1 se nega a receber os servidores. A primeira e segunda vez ocorreu em Brasília. Os servidores consideraram essa atitude como profundo descaso e desrespeito inaceitáveis.

Ato

Vestidos de preto e portando faixas, os servidores se concentraram no saguão do prédio sede e em seguida adentraram o Auditório onde se iniciava a solenidade de instauração da Câmara Regional Previdenciária. No final da solenidade, de volta ao saguão entoaram palavras de ordem e solicitaram audiência com o Presidente, mas este saiu pela porta dos fundos do auditório e se dirigiu ao hotel, sem participar da inauguração da Câmara que ocorreu no Prédio dos Juizados Especiais, para onde todos se deslocaram.

Embora não tenha conseguido uma audiência com a presidência do tribunal, a categoria conseguiu entregar ao Juiz Diretor do Foro, em exercício, da Seccional um ofício com reivindicações e avaliou o ato como positivo, pois contou com grande adesão da base, a despeito da falta de água no prédio anexo, que fora interditado e teve os prazos suspensos.  Nas palavras da coordenadora de comunicação, Denise Carneiro, “este foi um ato vitorioso, pois marca o renascimento da mobilização”.

No prédio dos Juizados os servidores realizaram uma reunião e definiram a realização de Assembleia setorial com novo ato no dia 9 às 13:30 no prédio sede da Justiça Federal. O objetivo é participar localmente da jornada de lutas e organizar um calendário de mobilização para a categoria.