Notícia postada dia 11/02/2010

Pressão na Câmara por fim do fator e reajuste dos benefícios do INSS

Aposentados e pensionistas de todo País estiveram no Congresso para cobrar a aprovação do projeto de lei que acaba com o fator previdenciário e do que vincula o percentual de reajuste dos benefícios as correções do salário mínimo estipuladas pelo Executivo.

Eles foram homenageados em sessão solene, no Senado, em comemoração ao Dia Nacional do Aposentado, comemorado em 24 de janeiro.

O diretor de Organização da Nova Central Sindical, Isaac Neco, destacou que o fim do fator previdenciário é o tema principal na pauta de reivindicações da categoria.

- Essa é uma luta para os aposentados. Hoje, o salário está sendo devastado cada vez mais, estamos defendendo os aposentados - afirmou.

Neco disse, ainda, que a equiparação salarial com os trabalhadores da ativa se faz necessário para evitar que os aposentados e pensionistas continuem a ter "um aumento salarial irrisório".

Toda galeria do plenário foi tomada pelos idosos, além das poltronas destinadas aos parlamentares, imprensa e convidados.

Sessão no Senado, Paim comemora

Em pronunciamento, nesta segunda-feira (8), o senador Paulo Paim (PT/RS) comemorou a presença de representantes de entidades de todo País na sessão especial pelo Dia do Aposentado (24 de janeiro). A sessão foi realizada no plenário do Senado pela manhã, por requerimento do próprio Paim.

- Acho que foi a sessão mais concorrida em matéria de presença dos interessados: galeria lotada, plenário lotado, o espaço dos convidados, mesmo a tribuna da imprensa, o cafezinho, os corredores. Eu diria que cerca de 900 homens e mulheres de cabelos brancos estiveram aqui - disse o senador.

Para o senador, os aposentados vieram ao Congresso Nacional para demonstrar que "o presidente Lula está fazendo um grande Governo". Paim citou alguns dos programas sociais da atual administração e sua repercussão na melhora dos índices que afetam a vida dos aposentados.

Paim defendeu a ideia da consolidação das leis sociais, e pediu que haja, no pacote, uma política permanente de recuperação dos benefícios dos aposentados e pensionistas e mudanças profundas no fator previdenciário .

- É um justo movimento para aqueles homens que já caminham de forma lenta, para aqueles homens que gastam o seu salário nos remédios, porque nem o plano de saúde podem pagar - disse.

Governo Federal só discute fim do fator previdenciário em 2011, diz Ferro

O novo líder do PT na Câmara dos Deputados, Fernando Ferro (PT/PE), e o novo líder do Governo na Câmara, Candido Vaccarezza (PT/SP), descartaram a possibilidade de se discutir neste ano o fim do fator previdenciário.

Segundo Ferro, as prioridades deste ano são o pré-sal, a medida provisória que reajustou o salário mínimo e a que deu, aos segurados que ganham mais que o piso, um ganho real -acima da inflação - igual a 50% do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2008.

"O projeto [do reajuste] nós vamos encarar. O do novo fator, não", disse.

A MP garante que a mesma fórmula - inflação mais 50% do crescimento do PIB de dois anos antes - seja aplicada no reajuste das aposentadorias que ganham acima do salário mínimo no ano que vem.

Fonte: DIAP