Notícia postada dia 19/03/2015

STF deve seguir com julgamento dos quintos nesta quinta (19)

Supremo recomeçou a julgar quintos na quarta (18); servidores consideram inadmissível retrocesso

O Supremo Tribunal Federal deverá dar continuidade ao julgamento da ação dos quintos, interrompido na reunião de ontem, na sessão desta quinta-feira (19), porque não haveria tempo hábil para o ministro Gilmar Mendes, relator, apresentar o seu voto. O advogado Sepúlveda Pertence, ex-presidente do STF, fez defesa oral dos servidores.

Representantes sindicais da categoria acompanharam a sessão. Os servidores consideram inadmissível um retrocesso nesta questão e lamentam que o assunto tenha sido pautado nesse momento. O governo federal vem tentando reduzir direitos trabalhistas e previdenciários para cortar gastos e fazer o ajuste fiscal.

O recurso que está em julgamento, movido pela Advocacia-Geral da União, contesta a incorporação dos quintos referentes ao período de abril de 1998 a setembro de 2001. A eventual decisão terá repercussão geral sobre todas as ações referentes à matéria envolvendo servidores públicos federais.

Fonte: SINTRAJUD