Notícia postada dia 13/03/2015

TRT5 debate, no Pleno, a situação do prédio das Varas no Comércio

Nessa sexta, 13, houve Sessão do Pleno, no TRT5, em Nazaré para tratar da situação do prédio das Varas. O SINDJUFE-BA esteve lá e traz as informações dos desdobramentos.

O presidente do TRT5, Des. Valtercio Oliveira abriu Sessão e informou a pauta principal do evento, expediente e suspensão dos prazos no Prédio das Varas, no Comércio. Informou que pelo fato de não saber ainda o quê estava ocorrendo, o funcionamento do prédio foi suspenso, ressaltando ainda que a limpeza dos dutos já está sendo feita por empresa especializada.

A Diretora da Vigilância Sanitária, junto com sua equipe, também trouxe dados sobre a nota técnica, informando que os atendimentos médicos reforçam a tese de intoxicação exógena pelos produtos químicos utilizados na dedetização do prédio.

Informou ainda que:

Ainda será finalizado um novo laudo químico até segunda-feira;
Sobre a saúde ambiental informou-se que ainda se aguarda que seja encaminhada as solicitações para trazer empresa conceitualizada para estudo aprofundado e dimensão do caso;
Ressaltou que a ocorrência de mais casos após a reabertura do prédio nesta segunda balizou a decisão da nota técnica;
Vigilância epidemiológica ainda estudando os sintomas clínicos.

Ainda na Sessão, os prepostos da Vigilância Sanitária informaram que recomenda o não funcionamento do prédio do Comércio até pelo menos a conclusão do laudo químico que sairá na segunda-feira.

Dra Andrea P. (Amatra) resumiu que não tem ainda resultados das perícias. Há promessa de que o resultado químico chegue na terça, mas o resultado microbiológico ainda precisa de aproximadamente 7 dias para dar um laudo, devido às especificidades da análise. Já o laudo empírico sairá no sábado, amanhã.

Como sugestão para diminuir os prejuízos causados pela suspensão do expediente, juízes do Trabalho deliberaram, em reunião, que não haja plantão, e que se crie estrutura em Nazaré com 39 computadores conectados ao PJe para que os Diretores possam dar andamento às situações emergenciais, que juízes em sobreaviso para estes casos urgentes e que se instale gratuitamente o PJe no computador pessoal dos servidores para que estes possam trabalhar em casa.

A OAB também fez falas em que indicam a dificuldade em se tomar decisões sobre o que não se tem informações concretas. Corrobora a ideia de manter suspenso o expediente até terça.

Diretor geral do TRT5 ressaltou que medidas foram tomadas para sanar o problema e que a limpeza do ambiente estará sendo concluída até terça também. E, que, por limitação de recursos humanos, prevê-se que a instalação do PJe nos equipamentos pessoais se conclua na quarta.

Des Valtércio sugere que, mediante o que foi apresentado e previsão da conclusão dos laudos, que se acate a sugestão da Amatra, e divulgarão um Ato informando sibre as decisões.

Sindjufe-BA

As falas corroboram com o entendimento do sindicato desde a quarta-feira, na primeira reunião com a presidência de que o Prédio só deveria ter sido aberto com laudo conclusivo. Consideramos também como irrazoável a orientação de abertura do prédio restrições, sugerida pela vigilância sanitária. E mais ainda, responsabilizamos o TRT pela insistência em manter o prédio aberto na terça mesmo com mais de 130 ocorrências na segunda-feira. O Sindjufe-ba acionará o TRT judidicialmente sobre as consequências desse ato na saúde dos servidores, não somente as registradas como também sobre o risco que os demais correram nesses dias.

Aguardamos para ainda nessa semana, entre terça e quarta-feiras, um laudo conclusivo sobre a salubridade do local. Cremos que, após tudo o ocorrido, o prédio não volte a ser aberto sem ele.