Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 11/03/2015

Notícia postada dia 11/03/2015

TRT5 suspende expediente no prédio do Comércio até laudo conclusivo da Vigilância Sanitária

TRT5 suspende expediente no prédio do Comércio até laudo conclusivo da Vigilância Sanitária

Em 28 de fevereiro uma dedetização mal sucedida acabou por espalhar produtos químicos no ar, deixando os servidores que trabalham no TRT5, prédio do Comércio, intoxicados e causando muito mal estar também à partes, terceirizados, advogados e magistrados. Depois de muitos protestos e atuação firme do SINDJUFE-BA, o expediente no local ficará suspenso até a conclusão de um laudo que atestará ou não a salubridade do local.

 Reunião em 04/03, quando o sidnicato solicitou suspensão do expediente até laudo conclusivo sobre o prédio do Comércio

 

Desde a denúncia feita por servidores, quando muitos começaram a passar mal com falta de ar, dores de cabeça, náuseas e até mesmo inchaço nos olhos, o sindicato foi averiguar a situação e cobrou da Presidência do TRT5 que fosse realizada uma perícia para avaliar as condições do local e, somente após este laudo conclusivo, liberar o retorno do funcionamento das atividades naquele prédio.

 

Entretanto, a medida foi acatada parcialmente, e, contrariando também a indicação de um laudo primário da Vigilância Sanitária, o qual indicava que o TRT5 deveria ficar atento se houvesse novos casos de intoxicação. Mesmo diante relatos de servidores e partes e dezenas de atendimentos médicos na unidade, o funcionamento foi retomado, colocando em risco a vida de mais de 5 mil pessoas que transitam pelo Órgão todos os dias, uma vez que ainda não se tem informações sobre o que ainda está no ar e se há malefícios a longo prazo. Houve ainda o argumento, por parte da Administração do TRT5, de que tais sintomas eram psicológicos.

 

Na segunda e terça-feiras, o sindicato esteve junto à categoria e fez diversas manifestações, passagens em sala e assembleias setoriais, conscientizando os servidores a não se exporem àquele local, contaminado. Diversas entrevistas foram dadas aos veículos de comunicação de massa, o que provocou a dúvida na população sobre a salubridade do local, já que se trata de uma questão de saúde pública, pelo elevado número de pessoas que circulam neste prédio. Com isso diversos servidores se retiraram e algumas Varas foram fechadas. Uma juíza, ainda no início do expediente, ficou sob observação no setor médico local devido ao nível de intoxicação. Além dela, diversos servidores, partes e uma advogada passaram muito mal, com sintomas de náuseas, dor de cabeça e falta de ar.

Por estes motivos, na noite desta terça (11) saiu novo Ato no TRT5 suspendendo o expediente até sexta-feira (13). Portanto, neste período, deve-se concluir o estudo e perícia no local, com um laudo conclusivo e as medidas a serem tomadas para desintoxicar o local.

 

Esta é somente mais uma prova de que o sindicato atua em prol dos servidores, e também da classe trabalhadora como um todo. A luta sindical é por melhorias nas condições de trabalho e em defesa dos trabalhadores. Sem esta força, não há como enfrentar os gigantes e os desafios que são impostos, dia após dia.

O SINDJUFE denunciou à imprensa, que noticiou amplamente, e também à Vigilância Sanitária e acionará o TRT5 no MPT, pela abertura de um prédio público sem laudo conclusivo dos órgãos fiscalizadores.

 

Veja aqui algumas notícias sobre este caso no TRT5:

 

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/03/trt-suspende-expediente-no-predio-do-comercio-ate-sexta-feira.html

 

http://www.tribunadabahia.com.br/2015/03/11/servidores-pedem-interdicao-de-predio-do-trt-no-comercio

 

http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/1665894-vigilancia-volta-ao-trt-mas-ainda-nao-ha-previsao-de-laudo

 

http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/1665953-trt-volta-a-suspender-expediente-ate-sexta-feira

 

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/03/mais-30-servidores-tem-mal-estar-no-trt-insustentavel-diz-juiz-auxiliar.html

 

http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/1665467-forum-do-trt-reabre-com-acesso-restrito-nesta-segunda

 

http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/1665626-sindicato-quer-trt-fechado-ate-emissao-de-laudo-da-visa

 

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/03/servidores-do-trt-ainda-passam-mal-e-sindicato-planeja-protesto-para-terca.html

 



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE