Notícia postada dia 26/02/2015

Rose de Freitas vai presidir Comissão de Orçamento

A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) será indicada para presidir a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO). Ela prevê um trabalho meticuloso e transparente no colegiado e promete “passar a limpo” a situação econômica.

— O Orçamento não vai encontrar em mim uma pessoa para criar uma cortina de fumaça. Queremos discutir o Orçamento verdadeiramente e vamos ter que trabalhar com a realidade do Brasil, que é um país numa crise e acautelado pelas dificuldades que tem — antecipa.

A senadora pretende convocar a base governista e a oposição para um debate aberto na CMO, voltado para prioridades nacionais amplas.

— Queremos que as pessoas provejam a comissão de informações suficientes, não que fiquem preocupadas com a hora em que entra a sua emenda, ou com seu reduto e seu partido. Vai ter muito debate e ninguém pode fugir da responsabilidade que tem — disse.

Rose ainda criticou o fato de a Lei Orçamentária de 2015 ainda não ter sido votada pelo Congresso.

— A peça orçamentária é uma contenda política. Deixar de votá-la é um absurdo. Temos que oferecer ao governo pelo menos a condição de administrar os recursos que tem — afirmou.

Este é o primeiro mandato de Rose de Freitas como senadora, mas ela acumula cinco mandatos como deputada federal. Foi vice-presidente da Câmara dos Deputados entre 2011 e 2013, tendo sido a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Mesa daquela Casa.

Indicações confirmadas
Após a distribuição da presidência das comissões entre os partidos, outras decisões referentes a colegiados e órgãos do Senado foram tomadas nesta quarta-feira (25). A Comissão Senado do Futuro (CSF) será comandada pelo PTB, que não havia recebido a direção de nenhuma outra comissão permanente. O partido ainda não indicou o nome para o cargo.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) será reconduzida ao cargo de procuradora especial da Mulher. Ela ocupa o posto desde 2013, quando o órgão foi criado em atendimento à proposta  de sua iniciativa.

Já a Comissão Mista Permanente de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM) terá a senadora Simone Tebet (PMDB-MS) como presidente.

Presidências indefinidas
Ainda não foram indicados os senadores que irão presidir quatro das comissões permanentes da Casa, entre elas a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), cujo comando caberá ao PT. A indicação do partido é disputada entre os senadores Gleisi Hoffman (PT-PR) e Delcídio do Amaral (PT-MS).

Gleisi acredita que a decisão entre um ou outro candidato dever ser tomada até a próxima semana, sem necessidade de realizar eleição na bancada.

— Nós já conversamos e não vamos entrar em disputa. Acredito que semana que vem vamos ter isso definido. Vamos resolver tranquilamente — garante.

As outras três comissões sem presidentes definidos são as que caberão ao PMDB: Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). Segundo o líder do partido, Eunício Oliveira (CE), não haverá novidades no assunto pelo menos até a próxima terça-feira (3).

Fonte: Agência Senado