Notícia postada dia 11/02/2015

JF: SINDJUFE-BA consegue suspensão do expediente na quarta-feira de cinzas em Salvador

Depois de reiteradas vezes e muita persistência, o SINDJUFE-BA conseguiu a suspensão do expediente na JF-BA no próximo dia 18, quarta-feira de cinzas. O pedido foi reiterado na última semana em documento onde foram incluídas informações que reforçam a tese de que, por não haver expediente nesta data em diversos órgãos na localidade, a região fica ainda mais propensa aos casos de violência, como assaltos e assassinatos.

Anteriormente o TRF1 só havia deferido o pedido para a sexta-feira de carnaval, e que o sindicato esteve duas vezes em Brasília reiterando o pedido e fez gestões junto à DIREF local, para que a Secional reforçasse o pedido do sindicato.

Entenda o caso

Somente no último semestre de 2014, no bairro de Sussuarana, foram registrados mais de 15 assassinatos vítimas de bala perdida/troca de tiros com a polícia e homicídios. Isso sem falar nos assaltos, que ocorrem repetidas vezes no bairro, principalmente devido aos congestionamentos e escuridão no local. Há quase um ano, numa quarta-feira de cinzas, um servidor da Justiça Federal foi assaltado quando se dirigia ao Órgão para trabalhar. Inclusive a JF é o único Órgão Público que funciona nesta data em toda a cidade, em todas as esferas e Poderes. Isso torna ainda mais vulneráveis os seus servidores, os quais são obrigados a transitar em uma área com elevada criminalidade, e esvaziada nesses momentos. Isto porque o Centro Administrativo da Bahia (CAB) é frequentado quase que exclusivamente por servidores e usuários desses serviços e de bancos, sendo que essas instituições também permanecem fechadas em todo o período momesco.

A situação tem tomado maior proporção a cada dia. Com a instalação de diversas agências bancárias no local, houve aumento nos casos de assaltos e da saidinha bancária, incluindo tiroteios e assassinato, neste local.

Há ainda, nesta avenida principal, diversos becos e ruelas, que são utilizadas como rota de fuga dos bandidos, dificultando a captura dos mesmos. Dessa forma, diversos pedidos de intensificação do policiamento na região foram feitos mas, ainda assim, o nível de criminalidade no local tem crescido.

Como o ano de 2015 não começou diferente, ao contrário, já com servidoras como testemunhas oculares de frio assassinato, é importante solicitar que haja maior engajamento do órgão para que intensifique os pedidos de melhoria na segurança pública no local.

Pedidos

O pedido de suspensão do expediente na quarta-feira de cinzas foi feito diversas vezes neste ano, apresentando provas e matérias diversas que mostram o índice de violência no local.

Mesmo tendo resposta negativa ao pleito, o SINDJUFE-BA reiterou pedido de reconsiderração e, nesta terça (10) a categoria foi recebida pelo juiz Dr. Oswaldo Scarpa, que está auxiliando a Presidência da JF-BA. Na foi alcançada a retificação do despacho.

Veja em breve matéria completa sobre essa reunião, que contou com a presença da FENAJUFE nas pessoas dos diretores Adilson Rodrigues e Eugênia Lacerda, e tratou de outros pontos de interesse do servidor.