Notícia postada dia 09/02/2015

Violência cresce assustadoramente em Salvador. Em Sussuarana, brigas entre traficantes acirra delito

Salvador está no topo da lista de cidades mais violentas do mundo. Figurando no 13º lugar, de acordo com levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), a capital da “Terra da Alegria” está cada dia mais sangrenta. O medo tem sido uma emoção constante e não há sentimento de segurança por onde quer que se ande ou se locomova.

Limitando-se ao bairro de Sussuarana, a avenida principal onde funciona a sede da Justiça Federal, foi e tem sido alvo constante de casos de assaltos, tiroteios entre meliantes  e policiais e saidinhas bancárias. No último dia 05/02, por exemplo, servidoras do referido Órgão testemunharam, pela janela de seu setor de trabalho, um assassinato cruel, em plena luz do dia. Diversos outros casos envolvem a região e tem levado pânico aos servidores desta localidade.

Somente no último semestre de 2014 foram mais de 15 assassinatos no bairro, vítimas de bala perdida/troca de tiros com a polícia e homicídios. Isso sem falar nos assaltos, que ocorrem repetidas vezes no bairro, principalmente devido aos congestionamentos e escuridão no local. Há quase um ano, numa quarta-feira de cinzas, um servidor da Justiça Federal foi assaltado quando se dirigia ao Órgão para trabalhar. Inclusive a JF é o único Órgão Público que funciona nesta data em toda a cidade, em todas as esferas e Poderes. Isso torna ainda mais vulneráveis os seus servidores, os quais são obrigados a transitar em uma área com elevada criminalidade, e esvaziada nesses momentos. Isto porque o Centro Administrativo da Bahia (CAB) é frequentado quase que exclusivamente por servidores e usuários desses serviços e de bancos, sendo que essas instituições também permanecem fechadas em todo o período momesco.

A situação tem tomado maior proporção a cada dia. Com a instalação de diversas agências bancárias no local, houve aumento nos casos de assaltos e da saidinha bancária, incluindo tiroteios e assassinato, neste local.

Há ainda, nesta avenida principal, diversos becos e ruelas, que são utilizadas como rota de fuga dos bandidos, dificultando a captura dos mesmos. Dessa forma, diversos pedidos de intensificação do policiamento na região foram feitos mas, ainda assim, o nível de criminalidade no local tem crescido.

Como o ano de 2015 não começou diferente, ao contrário, já com servidoras como testemunhas oculares de frio assassinato, é importante solicitar que haja maior engajamento do órgão para que intensifique os pedidos de melhoria na segurança pública no local.

Não se quer ver mais derramamento de sangue, nem servidores em pânico por assaltos ou outros crimes.

Anexo a relação de notícias de somente um site sobre alguns (dos muitos) assassinatos e crimes no bairro, durante o ano de 2014.

08/12/2014 às 16h55
Corpo de homem é encontrado em cisterna no bairro de Sussuarana
Segundo a Central de Polícia (Centel), o homem, identificado apenas como Nilton, estava desaparecido há mais de 24h

24/10/2014 às 07h21