Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 03/02/2015

Notícia postada dia 03/02/2015

Federais fazem reunião nacional no DF sob o desafio de tecer unidade

Federais fazem reunião nacional no DF sob o desafio de tecer unidade

Tendo como principal desafio consolidar as bases para uma campanha salarial conjunta em 2015, servidores públicos federais fazem a primeira reunião nacional da categoria no próximo final de semana, em Brasília.

 
Organizado pelo Fórum das Entidades Sindicais Nacionais do funcionalismo, o encontro dá continuidade ao seminário realizado no final do ano passado, que reuniu quase 300 servidores e debateu as bases para mobilização conjunta.  A luta pela data-base e a defesa dos direitos trabalhistas são alguns dos pontos centrais já traçados.
 
De lá para cá, porém, as previsões de que o governo iniciaria uma nova onda de ataques aos direitos dos trabalhadores e aposentados se materializaram. Duas medidas provisórias que restringem o acesso ao seguro-desemprego e ao abono salarial, reduzem o direito à pensão por morte e abrem as portas para privatização da Perícia Médica do INSS foram editadas pela presidente Dilma Rousseff (PT).
 
Campanha conjunta
 
A luta para derrubar as duas medidas provisórias – que entram em vigor, mas só se tornam leis se forem aprovadas pelo Congresso Nacional – certamente vai ocupar lugar destacado na pauta dos debates da reunião nacional. Mas a o maior desafio será firmar a unidade em torno de uma campanha que questione e enfrente as políticas de um governo que teve o apoio para se reeleger de parcela dos dirigentes sindicais que participam da coordenação da campanha.
 
O fórum dos federais é composto por 28 entidades sindicais nacionais da categoria e três centrais sindicais – CSP-Conlutas, que se opõe ao governo, e a CUT e CTB, que apoiaram a reeleição de Dilma. Todas, no entanto, dizem estar dispostos a lutar juntos por uma pauta comum. Em 2012, essa unidade levou à maior greve do funcionalismo dos últimos dez anos e obrigou o governo a rever a sua posição de reajuste zero. Feito que, já no seminário do ano passado, foi referência nos discursos que defendiam a luta conjunta.
 
Judiciário e MPU
 
Representantes dos sindicatos do Judiciário Federal e do MPU e da federação nacional (Fenajufe) vão participar da atividade, marcada para começar na manhã do dia 31 de janeiro e terminar na tarde de 1º de fevereiro, no Brasília Imperial Hotel (SHS Quadra 3, Bloco H). No dia 2, os servidores do setor fazem manifestação nacional em frente ao Supremo Tribunal Federal, para cobrar empenho na aprovação do projeto salarial da categoria – excluído do acordo, no final do ano passado, que aumentou os salários apenas da cúpula dos três poderes. O protesto, que está sendo convocado pela Fenajufe e sindicatos, começará às 10 horas e ocorrerá durante a solenidade de abertura do Ano Judiciário de 2015.
 
 
Fonte Luta Fenajufe Notícias


 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE