Notícia postada dia 26/08/2010

Assembleia Geral define paralisação de 24h no dia 30 de Agosto

Os servidores do Judiciário Federal se reuniram em Assembleia Geral (AG) e definiram uma paralisação de 24 horas no próximo dia 30 (segunda-feira), com a realização de piquetes no TRT Comércio, a partir das 07h30, e em seguida participar das atividades no TRE, a partir das 13h. A mobilização faz parte do Dia Nacional de Lutas e tem como objetivo forçar o Ministério do Planejamento (MPOG) a enviar ao Congresso Nacional o orçamento do PCS, em duas parcelas, para 2011. Além disso ficou definido entrar com ação jurídica contra o TRT5 pelo corte dos auxílios transporte e alimentação dos servidores que participaram da greve e definida uma Comissão que vai colaborar no planejamento do Congresso da categoria.

No início da AG, o coordenador geral do SINDJUFE-BA, Rogério Fagundes, deu os informes locais relatando as reuniões com as Administrações do TRT e do TRE durante a semana e explicou que a Fenajufe suspendeu a reunião ampliada que seria realizada nos próximos dias. Sendo assim, não haveria mais a escolha dos delesgados nesta AG.

Em seguida, após manifestações de alguns servidores, a categoria deliberou entrar com ação contra o TRT5 a favor dos servidores grevistas no TRT5 que tiveram  corte dos auxílios transporte e alimentação. As propostas referentes à este tema foram: a) denúncia política da decisão do Pleno através dos veículos de comunicação do sindicato e após a aprovação do PCS negociar este corte, já que ainda há indicativo de retorno à greve em setembro e, b) entrar com ação jurídica contra esta medida do órgão.

PCS - Acerca deste tema a categoria foi informada que o MPOG não aceitou a inclusão do PCS na LOA do Judiciário, o que é um ponto negativo. Rogério informou ainda que realizou conversas com o deputado federal Walter Pinheiro, a fim de obter mais informações e apoio para a aprovação do PCS. Rogério disse ainda que, em contato com o diretor de RH do STF, Amarildo Vieira, o presidente deste Supremo (Peluso) está confiante no acordo firmado com Lula: de que o próximo governo eleito aprovará o PCS.

Após as falas dos servidores, acerca do andamento do PCS e do que seria feito no dia 30 de agosto, intitulado como Dia Nacional de Lutas, a categoria escolheu, por ampla maioria, pela realização de uma paralisação de 24 horas nos órgãos, com piquetes. Sendo assim, a categoria vai se concentrar no TRT Comércio, às 07h30 e às 13h seguir para o TRE. O sindicato vai disponibilizar ônibus para o transporte dos servidores.

Congresso - Já sobre o Congresso da categoria, para avaliar as condições de realizá-lo ainda neste ano ou no início do próximo ano, foi sugerida a criação de uma Comissão para colaborar neste processo, com a Diretoria do SINDJUFE-Ba. Fazem parte da Comissão os servidores Frederico Barboza (TRE), Jailson Lage (JF) e Sueli Santiago (TRE).