Notícia postada dia 15/01/2015

TRE realiza a primeira setorial de 2015

Na tarde desta terça-feira, os servidores do Tribunal Regional Eleitoral realizaram a primeira assembleia setorial de 2015, na qual foram discutidos temas como campanha salarial, a mesa de negociação dos dias de greve de 2014, pedido administrativo para extensão a todos os servidores dos efeitos da decisão sobre os 13,23% e a problema dos inadimplentes da Promédica.

Mesa de negociação

Os representantes da categoria relataram o teor da última reunião da mesa de negociação entre sindicato e administração do TRE, ocorrida dia 16.12.2014, para tratar dos dias da greve de 2014. Durante a reunião, eles a defenderam o abono dos dias parados, justificado em face da atualização dos serviços já ter ocorrido e relembraram o exemplo de outros tribunais eleitorais que vivenciaram situação similar e que abonaram as horas paralisadas. Diante dos argumentos apresentados, os representantes da categoria afirmaram que a administração do TRE, em nenhum momento, quando questionada, soube responder qual seria a finalidade da compensação das horas de paralisação, senão uma maneira de punir os servidores que participaram da greve na defesa de remuneração justa e condições de trabalho dignas. Outro ponto questionado na decisão da administração, foi estabelecer número distinto de horas a serem compensadas em relação aos períodos da greve, ocorrida no primeiro e segundo semestre, que hoje seriam de duas e seis horas respectivamente.

Foi acordada nova reunião entre administração do Tribunal e o sindicato no dia 19 de janeiro para ultimar a decisão sobre os dias de greve de 2014.  Em face disso, os efeitos dos atos administrativos publicados até agora estão suspensos. Ficou acordado, também, que a administração informaria aos servidores desta suspensão, todavia, até agora isto não ocorreu.

Em relação à próxima reunião com a administração do TRE, a categoria decidiu em votação fazer um requerimento à presidência solicitando que o encontro se dê no auditório do tribunal, de forma similar a uma audiência pública.

Outrossim, os servidores estarão concentrados no saguão no dia da sobredita reunião. Mais detalhes sobre a programação serão dados nos próximos dias.

Promédica

O problema dos inadimplentes da Promédica, que ainda não procuraram o sindicato para regularizar sua situação, que já dura anos, também, foi debatido. O contrato firmado entre o plano de saúde e o Sindicato dos Funcionários da Justiça Eleitoral – SINDJUSE, foi herdado pelo SINDJUFE quando os trabalhadores do judiciário federal na Bahia unificaram suas entidades de classe.

A categoria decidiu que:

1 – No tocante aos adimplentes, o sindicato seguirá a norma já prevalecente nos planos de saúde no Brasil, que estabelece a exclusão automática do plano após dois meses de inadimplência. O servidor será, porém, informado 10 dias antes do prazo fatal para que regularize sua situação.

2 – Os inadimplentes serão convocados, por aviso de recebimento, e terão o prazo de 30 dias para procurar o sindicato para negociar a dívida. Não havendo contato dentro do mencionado prazo, serão excluídas do plano.

A votação ocorreu em conformidade com a assembleia geral realizada no dia 7 de novembro de 2014, em que ficou estabelecido que os servidores do TRE deveriam apresentar uma proposta para lidar com os inadimplentes. Tais propostas ainda deverão ser votadas em assembleia geral.

Estas deliberações dependem de referendo em assembleia geral, para qual serão convocados os conveniados do plano Promédica

Comissão para debater o Clube

Foi eleito o servidor Joel Leal Almeida para  compor a comissão que vai avaliar um melhor aproveitamento do Clube.