Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 04/12/2014

Notícia postada dia 04/12/2014

JF: Sem Sessão da CFT, servidores cancelam vigília e realizam setorial

JF: Sem Sessão da CFT, servidores cancelam vigília e realizam setorial

Na Justiça Federal, em Assembleia setorial realizada no dia 28, os servidores haviam indicado uma visita ao gabinete do Deputado Afonso Florence (PT/BA) e uma vigília nesta quarta-feira (3), quando estava prevista uma sessão da CFT onde haveria o julgamento do PL 7920/2014. Porém, como a Sessão foi cancelada, os servidores apenas assistiram ao vídeo da Sessão do dia 26/11 - quando o PL foi retirado de pauta pelo deputado Afonso Florence - e viram como o parlamentar atuou fortemente para inviabilizar o reajuste dos servidores repetindo sempre que falava em nome do governo Dilma. E às 13 horas realizaram assembleia setorial.

 

Na segunda-feira, 01, os servidores visitaram o gabinete do Deputado mas a assessora informou que ele se encontrava em Ilhéus e que só retornaria para Salvador no vôo das 15h. O servidor Lélio Furtado, lotado na JF de Ilhéus, esteve no aeroporto antes do horário previsto do vôo, às 14h, e soube que o deputado já havia retornado à Capital. O SINDJUFE novamente tentou contato nesse mesmo dia, sem sucesso.

 

Já na setorial desta quarta, 3, com os servidores vestindo roxo ou preto, foram dadas as informações sobre as movimentações ocorridas entre sexta e domingo, a saber: sexta reunião do SINDJUFE com o DG do STF, sábado GT Nacional de carreira, e domingo reunião Ampliada da FENAJUFE.

 

Os servidores ouviram também informações atualizadas com as novas movimentações do dia anterior realizada pela FENAJUFE e comprovaram o que o SINDJUFE-BA afirmara, ou seja, que após as eleições seria muito difícil aprovar algo para servidores públicos, muito menos para servidores do Judiciário. Todos lembram que na época em que houve o reajuste de 15,8% para todos, o governo Dilma chegou a noticiar que nele não estariam incluídos os servidores do Judiciário, só recuando porque a categoria permaneceu em greve naquele período. E agora chegou a justificar esse reajuste ínfimo para negar a recomposição inflacionária da categoria.

 

Reunião com Amarildo

Da reunião com o DG do STF participaram o coordenador do SINDJUFE-BA Lourival Matos e os servidores Cristiano Cabral e Karine Pina. Amarildo reafirmou o que todos já sabem sobre as tratativas para o PL 7920, e, sobre o NS para técnicos o DG informou que a prioridade no momento é o PL, mas que esse pleito é um assunto que deve ser pautado na discussão de carreira. Os servidores presentes replicaram que essa discussão geral sobre plano de carreira tem sido sistematicamente retardada e o Diretor Geral revelou que o STF pretende retomar essa discussão ao final de fevereiro/2015.

 

Os servidores na setorial reafirmaram ainda a necessidade de retomar o grupo local de carreira, já partindo do projeto anterior, com o sindicato contratando assessoria para profissionalizar a discussão.

 

Ampliada da FENAJUFE

De forma geral, as falas demonstraram grande insatisfação sobre como o Poder Judiciário se comportou, mais uma vez, desprestigiando os servidores. Constatou-se que, na conjuntura atual, a categoria não possui mais o controle sobre a condução do PL 7920, e que este é o momento de se exercer pressão simbólica em Brasília e demais estados. Para tanto, foi votado um calendário com datas de mobilização a começar no dia 10 de dezembro. Aprovou-se também proposta de Moção de solidariedade à servidora que fez artigos para pagina da Fenajufe,  e Moção de repúdio contra o governo que, por meio do Deputado Afonso Florence do PT/BA impediu a votação do PL 7920/2014, na sessão da CFT do dia 26/11/2014.

 

O último ponto de pauta foi a eleição de um nome para compor a Comissão de Viabilidade Financeira para estudar a situação do Clube. Os servidores pediram que se busque por e-mail os interessados, e se houver mais de um nome, que se vote na próxima setorial.

 

Veja abaixo o cronograma aprovado no GTN e o calendario aprovado na Reunião Ampliada da Fenajufe.

Resoluções sobre o GTN de Carreira

1. Final de fevereiro – prorrogação do prazo de criação dos GTs Regionais (GTRs). Quem não criar não poderá participar do GTN. Os novos membros vão continuar os trabalhos a partir do grau de avanço do GTN em fevereiro para que não haja retrocesso na discussão.
 
2.  Maio a junho - prazo final para finalização das discussões dos GTRs que deverão obrigatoriamente deliberar suas posições em assembleia.
 
3. Neste ínterim (até junho) haverá três reuniões do GTN prévias à plenária.
 
4. Junho - sistematização das propostas das assembleias enviadas ao GTN e após a consolidação a proposta final retorna aos sindicatos para deliberação nas assembleias e eleição dos delegados, observadores e suplentes para a Plenária Nacional Extraordinária especificamente convocada para discutir a carreira.
 
5. Serão disponibilizadas na página da Fenajufe  as atas das assembleias dos sindicatos que criaram os GTRs.
 
6. Pedir relatório aos GTR das atividades desenvolvidas até o momento e programação.
 
 
Resoluções do Encontro Nacional de Saúde, ocorrido em outubro:
 
a) Nota de repúdio contra ato 2ª Região que não suspendeu expediente diante do suicídio do colega;
 
b) Levantamento, registro e encaminhamento para CNJ de casos de suicídio;
 
c) Registrar discordância da posição das administrações de culpabilizar o indivíduo pelo adoecimento;
 
d) Implementar pesquisa nacional de saúde – sindicatos custearem seus estudos independentemente dos órgãos;
 
e) Crítica a situação dos adoecidos que não tem substituição e sobrecarregam os colegas levanto a situação de conflitos;
 
f) Levantamento e mapeamento das estruturas de saúde dos diversos órgãos;
 
g) Dar efetividade à luta pela aprovação da PEC 170/12, promovendo a conciliação das tarefas de acompanhamento dos PLs 7920/14 e 7919/14 e da PEC 170/12, objetivando reunir no plenário da Câmara dos Deputados os aposentados, pensionistas e demais servidores para exercerem pressão sobre o parlamento;
 
h) Buscar aprofundar o debate sobre o PJe e teletrabalho;
 
i) Preocupação com a efetividade do nosso trabalho;
 
j) Atenção à saúde mental e dependência química;
 
k) Crítica ao modelo de gestão: extinção de setores e cargos, aumento das terceirizações e processo de implementação do PJe;
 
l) Defesa e luta pela redução da jornada e pausas no trabalho;
 
m) Posicionamento crítico à política de gestão de pessoas e saúde do servidor;
 
n) Espaço para compartilhar experiências em saúde do trabalhador (a) nos sindicatos de base;
 
o) Política de combate ao assédio moral: cobrar do CNJ, dos órgãos/tribunais e de entidades sindicais;
 
p) Garantir acesso aos materiais e painéis do seminário na página da Fenajufe;
 
q) Divulgação de obras sobre os temas do seminário para os sindicatos;
 
r) Campanha nacional contra o assédio moral com responsabilização solidária dos órgãos e assediadores; 
 
s) Verificar a possibilidade de incluir nas pautas de reivindicações a criação de ouvidorias, cursos etc;
 
t) Exame periódico anual, sendo que uma vez constatado um problema de saúde ou mental, a instituição orientará e acompanhará os servidores de modo a auxiliá-los na sua recuperação, desvinculado do plano de saúde do servidor com ônus para os órgãos;
 
u) Propor aos tribunais e procuradorias a estruturação do setor/núcleo de saúde para promover através de programas e campanhas a melhoria e acompanhamento da saúde do servidor;
 
v) Trabalhar para criar normatização a fim de separar o perito do médico que fez a consulta;
 
w) Fazer um levantamento em todo o Judiciário Federal sobre problemas e dificuldades no ambiente de trabalho;
 
x) Buscar a Fenajud e Anamatra para fazer documento conjunto para o Encontro do Judiciário (compartilhar com as entidades)
 
y) Quem desejar, pode enviar para fenajufe@fenajufe.org.br sobre propostas relativas a saúde do servidor;
 
 
Calendário de mobilização aprovado na Ampliada
 
10/12 – Ato pela aprovação do PL 7920 (No TRE o ato será no dia 9 de dezembro)
 
31/1 e 1/2 – Plenária com os demais servidores públicos federais
 
1/3 – Indicativo para realização do Encontro Nacional dos Técnicos em Brasília


 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE