Acesso Funcionarios

Notícia postada dia 04/12/2014

Notícia postada dia 04/12/2014

Servidores pressionam, mas STF diz não haver acordo com Dilma

Servidores pressionam, mas STF diz não haver acordo com Dilma

Presidente do STF diz a dirigentes da federação e de sindicatos que conversou com Dilma, mas não houve acordo; servidores fazem ‘dezembro roxo’ no dia 10

 

Os servidores voltaram a pressionar o Supremo Tribunal Federal, na tarde da quarta-feira (3), para que assegure recursos para o projeto salarial do Judiciário Federal (PL 7920/2014). Mas o presidente do órgão, ministro Ricardo Lewandowski, não demonstrou confiança na aprovação da proposta esse ano e voltou a sinalizar que apenas o reajuste do subsídio dos juízes pode ser aprovado.

 

O chefe do Supremo disse que conversou pessoalmente com a presidente Dilma Rousseff (PT) sobre o tema, mas não se chegou a um acordo. Segundo Lewandowski, o governo é contra o projeto dos servidores e quer tratar a questão salarial em conjunto com os demais setores do funcionalismo.

 

‘Ajuste fiscal’

Atuando em duas frentes dentro do STF, representantes dos sindicatos e da federação nacional (Fenajufe) conversaram, separadamente, com o ministro Lewandowski e Amarildo Vieira, diretor-geral do tribunal. Ambos disseram que trabalham agora como prioridade conseguir alocar parte dos recursos necessários ao projeto no orçamento do ano que vem. “Dissemos que é preciso garantir a aprovação do projeto este ano e que no ano que vem o cenário é de crise e de ajuste fiscal”, relata Antonio Melquíades, o Melqui, dirigente do sindicato de São Paulo (Sintrajud) e um dos que participaram das conversas.

 

Os servidores também afirmaram ser inadmissível para a categoria que o projeto dos juízes avance e o dos servidores fique engavetado. A indignação com isso será exposta pelos servidores no dia 10 próximo, quando haverá ato nacional em Brasília e a categoria deverá ‘vestir’ roxo nos estados – o protesto foi definido na reunião ampliada da Fenajufe, realizada no último domingo de novembro.

 

Os representantes do STF revelaram ver poucas chances de aprovação do projeto nessa legislatura, leitura que, por outro lado, não fazem para o reajuste dos magistrados. Segundo eles, este correria à revelia do Supremo porque é de interesse dos parlamentares, embora a proposta seja assinada por Lewandowski e tenha sido enviada ao Congresso na mesma época que a dos servidores. O presidente do STF já disse reiteradas vezes que defende ambos os projetos da mesma forma – aos servidores, chegou a afirmar que preferia não ver projeto algum virar lei a apenas o dos juízes. No entanto, não fez até o momento quaisquer manifestações públicas nas quais expresse o seu descontentamento com esse risco – apenas pede paciência aos servidores e age como se nada tivesse a ver com o projeto que leva a sua assinatura.

 

Fonte: LutaFenajufe Notícias



 

Acessem nossas...

Redes Sociais !

TRANSMISSÃO ONLINE

TRANSMISSÃO ONLINE