Notícia postada dia 20/11/2014

Luta pelo reajuste: servidores vão ter nova reunião com Lewandowski

Presidente do STF receberá representantes sindicais dos servidores do Judiciário Federal e do MPU nesta quinta-feira (20)

Representantes sindicais dos servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União se reúnem com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, nesta quinta-feira (20), a partir das 16 horas, em Brasília.

A reunião foi marcada por meio do diretor-geral do STF, Amarildo Vieira, após os servidores do Distrito Federal promoverem um barulhento ato público em frente ao tribunal, no qual ocuparam por determinado período a rampa de acesso ao local.

O presidente da mais alta corte do país receberá dirigentes da Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do MPU) e do Sindjus-DF, o sindicato da categoria no Distrito Federal. Os servidores buscam informações mais concretas sobre o processo de negociação com o governo Dilma Rousseff (PT) – que não vem respeitando a autonomia financeira do Poder Judiciário.

Os dirigentes sindicais devem expressar ainda a insatisfação e rejeição da categoria a qualquer ‘solução’ para o problema orçamentário que passe pela exclusão do projeto salarial dos servidores (PL 7920/2014) e manutenção apenas da proposta dos magistrados. O risco foi levantado pelo próprio Lewandowski e pelo diretor-geral do STF, que alegam que essa possibilidade existiria ‘à revelia’ do Supremo, por interesse dos parlamentares. Ambos reafirmaram que seguem empenhados em defender uma saída que contemple a todos.

A audiência ganha mais importância porque ocorre em um momento de muita especulação sobre possíveis negociações e propostas e pouca informação confiável e objetiva. “Precisamos cobrar iniciativa, clareza e transparência na atuação do presidente do STF, que até agora não fez a interlocução de poder para poder como deveria”, observa Adilson Rodrigues, da coordenação-geral da Fenajufe, acrescentando que a pressão sobre os tribunais precisa continuar.

Fonte: LutaFenajufe Notícias