Notícia postada dia 18/11/2014

SINDJUFE marca presença no Seminário Nacional dos Servidores Públicos Federais

Entre os dias 14 e 16 de novembro, ocorreu o Seminário Nacional dos Servidores Públicos Federais (SPFs). O evento aconteceu em Brasília e contou com a participação de representantes e diversas categorias e entidades de classe de todo o Brasil, inclusive o SINDJUFE-BA, que enviou o coordenador liberado Lourival Matos (confira o relato na íntegra no final da página).

Dentre os diversos temas abordados no seminário, o debate sobre o panorama econômico que contou com representante do Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos (Ilase). Dentre os dados apontados pelo representante, está a constatação de que a perda acumulada dos servidores públicos com a inflação neste ano foi da ordem de 49%, apesar dos 15,8%.

Além disto, foi denunciado que a desoneração das empresas sob o pretexto de manutenção dos empregos foi da ordem de 1 bilhão e 400 milhões. Tal valor, que até agora tem sido contabilizado como incentivo fiscal por meio de desoneração, não impediu que mais de 100 mil trabalhadores tenham sido demitidos nos últimos anos.