Notícia postada dia 12/11/2014

Pela 1ª vez, Lewandowski diz que reajuste pode sair só para juízes

Ministro diz que procurará Miriam Belchior para tentar negociação para todos, mas vê risco de Congresso só aprovar PL de juízes; servidores contestam

Duas semanas após as eleições, o tom da conversa e da avaliação do ministro Ricardo Lewandowski sobre o reajuste salarial mudou. Pela primeira vez, o presidente do Supremo Tribunal Federal disse aos servidores ser possível que apenas os projetos salariais de juízes e procuradores sejam aprovados no Congresso Nacional.

O ministro conversou por cerca de dez minutos com representantes sindicais da categoria no intervalo de uma das mesas do VIII Encontro do Poder Judiciário, em Florianópolis (SC), nesta terça-feira (11). Ao mencionar o risco de os servidores ficarem de fora, Lewandowski disse que isso poderia acontecer por conta de um interesse dos parlamentares em aumentar o subsídio dos ministros do STF – que define o teto da remuneração dos próprios deputados, senadores e ministros de Estado. “Retrucamos que ele deve manter compromisso de isonomia e tratamento conjunto e que a concessão só para juízes causaria enorme insatisfação na categoria”, relata Tarcísio Ferreira, diretor da Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e MPU) e um dos que conversou com o ministro. Também participaram os coordenadores da federação Eugênia Lacerda, Cledo Vieira e João Batista.

O presidente do STF afirmou, no entanto, que não desistiu de buscar a negociação e que defende uma solução igualitária para juízes e servidores – em momento algum, porém, disse que não permitiria aumento só para magistrados. Revelou que na prática as negociações não estão acontecendo ao se queixar que o tribunal tenta falar sem sucesso há uma semana com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, incumbido pelo governo de tratar do assunto com o Judiciário e o MPU. Afirmou que agora irá pessoalmente buscar uma nova conversa com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Não sinalizou, porém, quando isso ocorreria.

STF fala em mais parcelas

Segundo Lewandowski, o diretor-geral do STF, Amarildo Vieira, estuda alterações no projeto para ‘facilitar’ a negociação. Tais mudanças não foram negociadas com a federação nacional – o ministro disse para os servidores procurarem Amarildo para avaliar se concordam ou não com a versão do projeto que está sendo preparada. Elas seriam focadas num parcelamento maior da proposta em quatro ou cinco anos e em possível rebaixamento do impacto em 2015.

Nem em termos como esses, porém, demonstrou confiança de haver boas perspectivas de avanços. Chamou atenção o fato de o ministro, como nos demais encontros com os servidores, não ter feito uma única referência ao corte orçamentário e à quebra da autonomia entre os poderes por parte do governo Dilma Rousseff (PT). Ao se negar a ir para o confronto com o governo, Lewandowski se afasta dos servidores – que fazem reunião ampliada da federação nacional no dia 30 de novembro tendo como desafio preparar um novo calendário de mobilizações contra o congelamento salarial e a eventual articulação de uma saída que só vê inflação e perda de poder de compra para os do andar de cima.

Fonte: LutaFenajufe Notícias