Notícia postada dia 11/11/2014

Federais preparam reação a 'ajustes' do governo que podem atacar setor

Servidores federais de todo país se reúnem no final de semana, em Brasília, para debater a campanha salarial de 2015; Judiciário e MPU participarão

A reação conjunta a possíveis novos ataques aos serviços públicos com os ‘ajustes’ fiscais e cortes no orçamento sinalizados pelo governo reeleito da presidente Dilma Rousseff será debatido no seminário que o funcionalismo público federal realiza de sexta-feira (14) a domingo (16), em Brasília.

O encontro busca organizar a campanha salarial de 2015. Haverá mesa de debate sobre a situação conjuntural do país após as eleições, analise da condição salarial dos servidores com participação do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) e avaliação da necessidade e perspectivas de mobilização da categoria.

O seminário é organizado pelo Fórum Nacional das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos Federais, o mesmo que organizou a greve unificada de 2012, quando o governo acabou concedendo reajuste de 15% parcelado em três anos – para os servidores do Judiciário FederaL e do MPU, único reajuste salarial desde junho de 2006. O mote central da atividade é “Unificar o funcionalismo federal em defesa dos serviços públicos. Contra as privatizações, terceirizações e precarização”

A expectativa dos organizadores é de que cerca de 350 representantes sindicais da categoria participem, dos variados segmentos do funcionalismo. O evento será realizado no Bay Park Hotel. “Este Seminário é fundamental para fazer uma avaliação da conjuntura a partir da definição do quarto mandato do PT e os desafios do funcionalismo diante da manutenção da política de arrocho salarial e de projetos que continuam na próxima legislatura e que nos atacam”, observou Saulo Arcangeli, da direção da Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e MPU) e da coordenação da CSP-Conlutas (Central Sindical e Popular).

Ele ressalta ainda a importância de combater projetos que estão no Congresso e ameaçam o setor, como o que congela salários e inviabiliza obras públicas e o que abre as portas para demissões de servidores por avaliação de desempenho.  Trabalhadores do Judiciário Federal e do MPU, que lutam pela reposição das perdas salariais acumuladas há oito anos, vão participar.

Fonte: LutaFenajufe Notícias

Sexta-feira (14)
17h – Abertura e fala breve das entidades nacionais.
18h – Debate sobre Conjuntura com apresentação do tema pelas Centrais Sindicais: CSP-CONLUTAS, CTB e CUT.
20h – Coquetel e encerramento.

Sábado (15)
09h – Grupos de Trabalho para discussão do tema conjuntura com enfoque sobre o papel do Estado, os serviços e os servidores públicos, perspectivas com o próximo governo e possíveis planos de ajustes que atinjam o setor em cenário de profunda crise econômica.
12h30 – Intervalo para almoço.
14h – Campanha Salarial (apresentação técnica do DIEESE, ILAESE e DIAP).
15h30 – Grupos de Trabalho sobre o tema Campanha Salarial.
18h30 – Reunião dos relatores para sistematização dos GT.
20h00 – Encerramento.

Domingo (16)
09h00 – Apresentação do relatório de sistematização e debate em plenário.
12h00 – Intervalo para almoço e reunião das entidades nacionais.
14h00 – Leitura das propostas e aclamação pelo plenário.
15h00 – Encerramento.

* Mais informações sobre o seminário em https://www.facebook.com/seminarionacionaldosspf