Notícia postada dia 05/11/2014

Fenajufe cobrará 'negociação' da direção do STF nesta quarta (5)

Diretor-geral do STF receberá servidores em Brasília para tratar da situação do projeto que repõe perdas salariais de 8 anos

Dirigentes da Fenajufe pretendem cobrar da Direção-Geral do STF respostas sobre a prometida negociação com o governo federal, representado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A reunião está marcada para a tarde desta quarta-feira (5), a partir das 16 horas, mas já se sabe que a conversa em torno dos projetos salariais entre a direção do tribunal e o secretário de Relações do Trabalho do Planejamento, Sérgio Mendonça, não aconteceu – inicialmente prevista para a semana que antecedeu o segundo turno das eleições, ela acabou adiada para data não definida.

Os coordenadores da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do MPU serão recebidos pelo diretor-geral do STF, Amarildo Vieira, que retornou das férias. Indagado por telefone pelo coordenador da federação Adilson Rodrigues, Amarildo disse que não havia ainda conseguido falar com Sérgio Mendonça, que agora é quem se encontra de férias.

De acordo com Amarildo, após a liminar da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, o governo solicitou a proposta exata da previsão orçamentária original do Poder Judiciário Federal. A liminar determina que o Congresso aprecie na íntegra as propostas orçamentárias enviadas pelo STF e pelo Ministério Público da União.

Os servidores devem dizer ainda ao representante do STF que a categoria espera empenho do tribunal na defesa da autonomia orçamentária do Poder Judiciário – desrespeitada quando o governo Dilma Rousseff (PT) cortou da proposta de previsão de despesas dos tribunais para 2015 os recursos necessários para os projetos salariais.

A promessa não cumprida pelo governo de apresentar uma contraproposta antes do segundo turno irritou os trabalhadores e fez crescer a sensação de que então tentando enrolar a categoria. Os servidores fazem, no final de novembro, reunião ampliada da federação nacional para avaliar o quadro e manter a luta que tenta derrubar o congelamento dos salários.

Fonte: LutaFenajufe Notícias