Notícia postada dia 28/10/2014

Dia do Servidor Público é dia de reflexão e luta

O Dia do Servidor Público, comemorado neste dia 28 de outubro, é momento de refletir sobre o papel dos servidores e, através dessa reflexão, intensificar a luta por valorização. Não se trata, portanto, apenas de uma data decorativa nos calendários, e sim uma oportunidade de relembrar nosso valor para o conjunto da sociedade, refletir sobre os problemas que enfrentamos e potencializar nossa unidade de classe.

Os servidores públicos possuímos um papel fundamental na condução do país. Somos nós que garantimos o funcionamento dos serviços acessíveis a toda a população, enfrentando todas as dificuldades impostas pela priorização costumeiramente dada pelos governos à iniciativa privada. Saúde, Educação, Cultura, segurança, limpeza urbana, transporte, fiscalização, além do funcionamento de fato dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. São inúmeros os serviços prestados pelos trabalhadores do serviço público, que muitas vezes não são reconhecidos por sua importância.

Os servidores do Judiciário Federal, como boa parte dos servidores públicos, não vêm sendo valorizados pelos últimos governos, nem do PSDB e nem do PT. O que se vê é enxugamento da máquina pública, retirada sistemática de direitos, carência de servidores e de estrutura, privatizações, terceirizações, arrocho salarial.

Mensagem de Dilma fala em valorização, mas prática dos últimos anos não reflete discurso

Em mensagem divulgada nesta terça-feira, a presidente Dilma Rousseff parabenizou os servidores públicos pelo dia, afirmando que "uma gestão pública mais eficiente requer a devida valorização do servidor público", e que o Estado "deve garantir remuneração justa, carreiras consolidadas e condições de trabalho dignas". Na verdade, essa não vem sendo a prática do governo.

Apesar de muita luta, os servidores públicos federais continuam sem data-base, com a cúpula do Judiciário empurrando com a barriga o tema e deixando o governo à vontade para descumpri-la. Somadas a isso, tentativas de restrição do direito de greve se acumulam, seja através de decisões judiciais, seja através de declarações, como na recente entrevista em que o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, se disse contrário ao direito de greve dos servidores públicos, o que na prática resultou na repressão ao direito de greve no próprio TSE, no TRE-DF e no TRE-SP, recentemente. Tudo isso dificulta a luta por reajustes salariais e por avanços na defesa e retomada de direitos.

As diversas categorias que compõem o funcionalismo público, porém, não têm se mantido em silêncio. Pelo contrário, a tomada de consciência sobre o papel que desempenhamos e sua necessária valorização tem levado a mobilizações e a um processo de diálogo e unidade entre os servidores, que precisa ser aprofundado. Apenas assim poderemos conquistar a valorização merecida e, através do nosso trabalho e da nossa luta, participar da construção de um país melhor.

Parabéns àqueles que, mesmo desvalorizados e sem a melhor estrutura, seguem lutando por um serviço público de qualidade para a população.

Publicado originalmente no site do Sintrajufe-RS.