Notícia postada dia 24/10/2014

Governo não se reúne com STF e não apresenta contraproposta

Prometida reunião não aconteceu; Planejamento diz que isso só poderá ocorrer após as eleições; servidores defendem mais mobilização

A prometida reunião entre representantes do Ministério do Planejamento e a Direção-Geral do STF não aconteceu nesta quinta-feira (23). O governo Dilma Rousseff (PT) não apresentou, portanto, contraproposta para os projetos salariais dos servidores do Judiciário Federal e do MPU, como chegou a ser cogitado.

Os dirigentes da federação nacional (Fenajufe) Eugênia Lacerda, Pedro Aparecido e Cledo estiveram no STF e foram informados que a reunião não aconteceria mais essa semana, talvez na semana que vem, após a eleição de domingo. A notícia deve ampliar a irritação e a indignação da categoria com os oito anos de acúmulo de perdas salariais, que já corroem quase 50% da remuneração da categoria.

O governo não deu explicações oficiais sobre o que teria mudado para a reunião ser cancelada. O servidor Antônio Melquíades, o Melqui, diretor do Sintrajud-SP, conseguiu falar, via celular, com o secretário de Relações do Trabalho do Planejamento, Sérgio Mendonça, que confirmou que a reunião não aconteceria mais esta semana. Designado pelo governo para negociar com o Judiciário, ele disse que o problema é que a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, está viajando o tempo todo em campanha eleitoral e, por conta disso, não teve como analisar as propostas. Disse ainda que, qualquer posição, terá que ter o aval da presidente Dilma, o que não teria como ocorrer agora.

O recuo do governo reforça a necessidade de a categoria ampliar o processo de mobilização para derrotar a política de salários congelados. Os dirigentes sindicais avisam: a luta e a pressão sobre o governo e o STF vão continuar.

Fonte: LutaFenajufe Notícias