Notícia postada dia 23/10/2014

Ato enfrenta gás de pimenta da PM e exige avanço nas negociações

Dia de protestos teve ato nacional no STF e manifestações no TSE e estados, na véspera da reunião que deve acontecer nesta 5ª (23) entre Planejamento e STF

A luta pela reposição das perdas salariais acumuladas ao longo de oito anos enfrentou a violência e o gás de pimenta da Polícia Militar do governo de Agnelo Queiroz (PT), em Brasília, na tarde desta quarta-feira (22). Ainda durante o protesto, os servidores foram informados que a Direção-Geral do Supremo Tribunal Federal se reunirá com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Sérgio Mendonça, nesta quinta-feira (23). Logo depois, a direção do STF promete receber os dirigentes da Fenajufe, a federação nacional da categoria.

A truculência da PM, que tentou impedir que uma tenda para proteger os manifestantes do sol fosse montada na Praça dos Três Poderes, deixou servidores revoltados e provocou discursos emocionados e duros contra o governo e a polícia. O ato nacional dos servidores do Judiciário Federal e do MPU teve fogos, barulhentas cornetas, faixas com as reivindicações da categoria e lágrimas – tanto decorrentes da irritação causada pelo gás de pimenta, quanto da indignação com a agressão a um ato pacífico.

Servidores do TSE também protestam

Ao final, os servidores conseguiram garantir que os trabalhadores da empresa contratada conseguissem montar a tenda na praça, próximo ao Supremo Tribunal Federal – como, aliás, costuma ser feito com frequência.  “Foi uma repressão muito violenta contra algo [simples] como montar uma tenda, não [íamos] invadir o STF”, disse Pedro Aparecido, dirigente da Fenajufe, a federação nacional da categoria, e do sindicato de Mato Grosso (Sindijufe-MT). Cerca de 300 servidores participaram do ato, realizado em dia de paralisação de 24 horas no Distrito Federal. “Conseguimos dar o recado, com muitas faixas, cornetas e rojões”, avaliou Pedro.

A quarta-feira também foi marcada por manifestação dos trabalhadores do Tribunal Superior Eleitoral, em frente à sede do órgão. “Cento e vinte e cinco servidores participaram do ato no TSE e aprovamos novo ato para sexta-feira [24], ao meio dia, na hora da sessão plenária”, informou Eugênia Lacerda, servidora do tribunal e diretora da Fenajufe.  Nesta quinta-feira, param por 24 horas os servidores de São Paulo (Sintrajud-SP) e do Rio Grande do Sul (Sintrajufe-RS).

DG do STF deve receber servidores

A reunião entre o STF e o Planejamento nesta quinta-feira (23) foi confirmada tanto pelo ministério quanto pelo tribunal. O servidor Antônio Melquíades, diretor do Sintrajud-SP, chegou a conversar, por telefone, com o secretário Sérgio Mendonça, que informou sobre a realização da negociação para esta data, mas ainda sem hora definida. A previsão é de que, após o encontro com o Planejamento, o diretor-geral do Supremo, Amarildo Vieira, receba os dirigentes da federação.

Não se sabe ainda, porém, se o governo apresentará de fato uma contraproposta, como chegou a sinalizar na reunião anterior.  “É um cenário completamente incerto”, observou Tarcísio Ferreira, dirigente da federação, pouco depois de participar do ato em frente ao STF. Para ele, a possibilidade de avanços nas negociações deve-se ao acúmulo de uma luta continua da categoria ao longo de anos e que deverá prosseguir. “Apesar de todos esses boatos, o nosso papel continua sendo o mesmo: acompanhar isso com responsabilidade do ponto de vista institucional e manter a mobilização com a categoria”, disse.

Fonte: LutaFenajufe Notícias