Notícia postada dia 15/10/2014

Pressão dos servidores antes da eleição será nacional

Luta nacional pelo fim de 8 anos de perdas terá atos e paralisações antes das eleiçõesVai ter luta e mobilização nacional no Judiciário Federal e no MPU ainda antes do segundo turno das eleições. O objetivo é pressionar o governo Dilma Rousseff (PT) e o Supremo Tribunal Federal a negociarem e acordarem uma solução para a questão salarial da categoria.

A partir de decisões de assembleias em alguns estados, a direção da federação nacional (Fenajufe) e de sindicatos aprovaram o indicativo de atos e paralisações de 24 horas nos estados nos dias 15 e 22 de outubro – nesta última data, haverá ainda uma manifestação conjunta e nacional em Brasília.

As manifestações vão voltar a defender os projetos de reajustes salariais, a data-base, a isonomia entre chefes de cartórios e repudiar os ataques ao direito de greve – como o que se passou no TRE de São Paulo.

As direções sindicais analisam que o momento pode ser especialmente decisivo, já que o governo acena com o início uma negociação e com a apresentação de uma possível contraproposta. Mas, por outro lado, até agora não há nada de concreto ou assegurado. A tendência, avaliam muitos servidores, é de manutenção da política que já acumula oito anos de perdas salariais e é por isso que as mobilizações nesta reta final que antecede as eleições podem ser fundamentais para forçar o governo e o STF a fecharem um acordo que respeite as reivindicações dos trabalhadores.

Fonte: Sintrajud