Notícia postada dia 15/09/2014

Juízes do Trabalho, Federais e do TJDF paralisam nesta terça por salários e isonomia

Amagis-DF, Ajufe e a Anamatra farão um ato público na próxima terça-feira, 16 de setembro. Querem simetria de salários com o Ministério Público. Alegam que seus salários, por falta de alguns benefícios, está 40% inferior.

Em nota, a  Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis-DF), informou que foi aprovado em assembleia, no último dia 9, o indicativo de greve dos juízes do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

Os associados exigem plena da simetria de direitos entre as carreiras da magistratura e do ministério público, "no intuito de sanar a situação discriminatória hoje vivenciada pelos membros do Poder Judiciário", segundo a nota.

"Com efeito, aos integrantes do Ministério Público são garantidos direitos como auxílio-moradia, ajuda de custo para transporte e mudança aos novos promotores, licença-prêmio, licença-capacitação, possibilidade de conversão em pecúnia de um terço de férias, gratificação por cargos de direção, gratificação por cumulação de promotorias, indenização por participação em Bancas de Concurso, auxílio-alimentação, diárias para serviço fora da sede, entre outros.

"A análise dos valores despendidos com as referidas vantagens indica que um magistrado do Distrito Federal pode perceber ao final de um mês de trabalho quantia 40% inferior a um membro do Ministério Público local, criando um abismo remuneratório entre as carreiras, numa situação crítica de desprestígio ao Poder Judiciário e seus integrantes.

A Amagis-DF deixa claro que envidará todos os esforços em defesa das postulações de seus associados, e, em conjunto com a Ajufe e a Anamatra, participará do ato público previsto para o dia 16/09/2014, cujo intuito principal é justamente a implementação da simetria de direitos entre as carreiras da magistratura e ministério público.

Por fim, a Amagis-DF reafirma seu apoio aos Presidentes do Supremo Tribunal Federal - Ministro Ricardo Lewandowski – e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – Desembargador Getúlio de Moraes Oliveira-, cujas manifestações exaradas já demonstram grande preocupação com a gravidade da atual situação dos magistrados brasileiros".

Fonte: Blog do Vasconcelos