Notícia postada dia 09/09/2014

Hoje (9), Lewandowski recebe representantes dos servidores

Às 13h45, o ministro recebe a Fenajufe e o Sindjus/DF para tratar do reajuste da categoria

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, vai receber, no início da tarde desta terça-feira (9), representantes da Fenajufe e do Sindjus/DF para debater o reajuste da categoria. Após, haverá reunião de avaliação do Comando de Greve.

A reunião com Lewandowski acontece às vésperas do grande ato por ocasião da posse oficial do ministro e é resultado da mobilização dos servidores, que atinge mais de 20 estados, 10 deles em greve por tempo indeterminado.

Para o ato de amanhã, às 15h, na Praça dos Três Poderes, a Fenajufe orienta aos servidores a comparecerem vestidos de preto, com mordaça e tarjas na mesma cor, sinalizando o "luto" da categoria em razão do corte efetuado pelo Executivo no orçamento 2015 do Judiciário Federal e MPU.

Ações pela autonomia

Em outra frente de batalha, o corte no orçamento está sendo contestado na Justiça pela federação nacional (Fenajufe), pela Procuradoria-Geral da União e por associações de magistrados.

É algo parecido ao que aconteceu em 2011, que gerou impasses políticos e algum transtorno na tramitação da lei orçamentária no Congresso, mas não teve peso suficiente, àquela época, para reverter o corte no orçamento da União aprovado para o ano seguinte. É contra isso que os servidores lutam e apostam na greve, nos protestos e nas manifestações para evitar que a história se repita.

Fonte: SINTRAJUD / FENAJUFE