Notícia postada dia 05/09/2014

GREVE CONTINUA NA BAHIA

Em assembleia geral realizada na tarde desta sexta-feira, no Tribunal Regional do Trabalho (Comércio), os servidores do judiciário federal aprovaram a continuidade da greve por ampla maioria de votos. A votação ocorreu após a realização de informes e avaliações. Os servidores decidiram também pelo envio de pessoas para Brasília, a fim de participar de ato público em frente ao Supremo Tribunal no dia 10 de setembro, data da posse do Ministro Ricardo Lewandovski. A próxima assembleia geral ocorrerá no dia 12 de setembro no TRE, às 10 horas.

Ato no TRT contou com participação dos servidores das três casas

Munidos de máscaras, apitos e faixas, os servidores realizaram após a assembleia um ato em frente ao TRT. O objetivo foi se dirigir a população soteropolitana e destacar a necessidade da luta política na valorização do trabalhador brasileiro e do serviço público.

Na rua, eles paralisaram o trânsito em alguns momentos chamando a atenção dos transeuntes para os desmandos do governo atual e para a necessidade de fortalecimento da mobilização entre os servidores do judiciário federal contra as diversas ameaças que rondam a carreira.

Ao som dos gritos, apitos, vuvuzelas e fogos de artifícios eles ainda ouviram a declamação do texto “O Analfabeto Político” de Bertold Brecht, e assim fizeram uma reflexão a respeito da capacidade e necessidade que o cidadão tem de se mobilizar por uma sociedade mais justa.

Informes

No momento dos informes nacionais, a servidora Grace Bulcão, que faz parte do Comando Nacional de Greve fez informes das últimas atividades do comando, em Brasília. A servidora informou que é consenso entre os representantes dos estados que estão na greve participem do ato público em Brasília no dia 10 de setembro. Além disto, os integrantes do comando frisaram a importância de trazer também pessoas daqueles estados que ainda não aderiram à greve nacional.

Presente no ato realizado ontem (4) na praça dos três poderes, a servidora informou que a mobilização dos trabalhadores pôde ser notada inclusive pelos ministros do STF, que estavam em sessão e escutaram o som das vuvuzelas tocadas pelos servidores.

Além disto, foi informado que a FENAJUFE vai entrar com ação defendendo que o Poder Executivo respeite a independência financeira do Poder Judiciário.

A servidora informou também que a greve no estado de Minas Gerais deve começar na segunda-feira, 8 de setembro.

O coordenador jurídico do SINDJUFE-BA, Francisco Filho informou que a liminar proposta pelo sindicato em Brasília, com o objetivo de forçar uma negociação no TRT em relação ao ato 172 foi indeferida, mas que outras ações estão sendo estudadas.