Notícia postada dia 27/08/2014

Greve continua na Bahia

Reafirmando mais uma vez sua força para lutar e firme resolução de buscar valorização da carreira, os servidores do judiciário federal na Bahia aprovaram em assembleia geral a permanência em greve. A deliberação ocorreu após realização de informes e avaliações a respeito do movimento paredista nacional e sua adesão nos estados, bem como no interior da Bahia. Com ampla maioria de votos, a proposta pela continuação da greve prevaleceu contra dois votos pelo fim da paralisação.

Em clima de otimismo, os servidores se sucederam no relato de unidades que paulatinamente têm aderido à greve, a exemplo dos servidores da Justiça Federal em Vitória da Conquista e Guanambi e dos servidores da Justiça Trabalhista em Salvador (confira aqui a matéria sobre o Ato Contra a Escravidão que ocorreu hoje no TRT em Nazaré). Houve relatos também de mobilização crescente em outros Estados como Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Dentro das avaliações também ficou clara a necessidade de se aumentar a frequência de realização de assembleias para análise do cenário nacional e andamento das negociações em Brasília, principalmente nos próximos dias em que se aproxima o prazo para o envio da Lei Orçamentária Anual. Pensando nas estratégias para fortalecer o movimento dentro do Estado, os servidores discutiram também a necessidade de se dar maior visibilidade às atividades da categoria, propondo atos que ocorram em locais públicos e assim tenham maior poder de alcance à população. Nesse sentido foi aprovada a proposta de que a próxima Assembleia Geral seja precedida de um ato público na Justiça Federal no dia 2 de setembro.

Ação judicial

O coordenador do departamento jurídico, Francisco Filho, informou que a ação judicial contra o Ato 172, publicado pela presidência do TRT5, foi proposta no Tribunal Regional Federal da Primeira Região no dia 15 de agosto, e que o objetivo da ação é forçar a administração a sentar com seus servidores e negociar os dias parados da greve.

Confira abaixo as próximas atividades da categoria.

Próximas atividades

28 de agosto - Assembleia Setorial da Justiça Federal em Feira de Santana; Passagem em sala no JEF (JF da Capital) às 12h; Passagem em sala seguido de assembleia Setorial no TRT Comércio às 10h;

29 de agosto - Manifestação no TRT Nazaré (contra o ATO 378) às 11h; Assembleia Setorial na Justiça Federal às 13h30 no prédio sede.

29 de agosto - Manhã cultural a partir das 8 hrs no saguão do TRE.

02 de setembro - Assembleia Geral na Justiça Federal com realização de Ato Público às 13h.