Notícia postada dia 22/08/2014

Quinta-feira foi dia de mobilização e mais adesões na greve do Judiciário Federal baiano

Pela manhã foram realizadas passagens em sala no TRT do Comercio e de Nazaré, assembleia setorial no TRT de Nazaré, em que ficou acertado um indicativo de realização de ato público em frente ao edifício Ministro Carlos Coqueijo Costa no dia 26 de agosto, próximo Apagão Nacional do Judiciário, entre outras propostas. O objetivo do Ato é protestar contra a atitude tirana da presidência do TRT5, que mais uma vez adotou uma postura antissindical e reeditou o ato 172/04, que cortava sumariamente o ponto dos trabalhadores que aderissem à greve.

Agora publicado sob a numeração 378, o Ato normatiza desconto em folha de servidor que aderir à mobilização dos trabalhadores, tentando impedir desta forma o exercício deste direito fundamental garantido na Constituição.

Na passagem em sala pela manhã foi constatado aumento na adesão na greve do TRT da Capital, que soma hoje 5 Varas, com indicação de mais duas de aderirem a partir de amanhã.

Justiça Federal decide apoiar os colegas do TRT

Já os servidores da Justiça Federal, realizaram passagens em sala no JEF e no final da manhã realizaram uma assembleia setorial no saguão desse prédio. Lá eles debateram soluções para problemas crônicos enfrentados pela categoria como terceirização, acúmulo de trabalho, assédio moral e também a defasagem salarial, que é hoje o principal motivo para a greve deflagrada nacionalmente. Ainda em assembleia, foi deliberado o envio do coordenador liberado para cidades do interior a fim de conversar com a categoria e fortalecer a mobilização em todo o Estado. Foi deliberado também apoio aos colegas do TRT no Ato Público que será realizado por eles no dia 26, dia do novo apagão do Judiciário Federal.

Foi noticiada a adesão de mais duas Unidade Judicial: A 6ª e a 20ª Vara. Mais duas Unidades sinalizaram adesão a partir de segunda-feira. Caso se confirme, das 24 Varas da Capital, 18 terão aderido. A área administrativa revela um quadro de 70% de adesão, e assim essa greve deve ser a maior já realizada pela Justiça Federal na Capital. Em Feira de Santana as 3 Varas aderiram ao movimento. Os servidores aguardam por esses dias adesão de outras Subseções.

Amanhã será realizado um café da manhã organizado pelos próprios servidores com o objetivo de conclamar o restante dos colegas da Central de Mandados que ainda não aderiram à greve, a engrossar o movimento por um serviço público de qualidade.

Setorial no TRE

Reunidos no Centro de Treinamento de Pessoal, os servidores do TRE decidiram realizar amanhã pela manhã uma assembleia setorial com atendimento jurídico para todos os trabalhadores que participaram da greve no primeiro semestre e estão sob ameaça de corte de ponto em virtude da posição da presidência desta casa. Também estão sendo programadas atividades para o dia do Apagão, as quais serão esclarecidas em assembleia.

Confira as atividades de amanhã

ATIVIDADES DO DIA 22:

- CAFÉ DA MANHÃ NA CEMAN (JF) ÀS 8 HORAS DA MANHÃ

- ASSEMBLEIA SETORIAL NO TRE ÀS 9 HORAS DA MANHÃ

- EXIBIÇÃO DO VÍDEO SOBRE DIREITO DE GREVE NO TRT DO COMÉRCIO ÀS 13 HORAS

ATIVIDADES DO DIA 25:

- PASSAGEM EM SALA NO TRT DO COMÉRCIO CONSTRUINDO O APAGÃO DO DIA 26;

- ASSEMBLEIA SETORIAL NO TRE ÀS 9 HORAS DA MANHÃ

- CONCENTRAÇÃO NA JF A PARTIR DAS 10H PARA PASSAR NAS 4 UNIDADES DO PRÉDIO SEDE QUE AINDA NÃO ADERIRAM AO MOVIMENTO