Notícia postada dia 15/08/2014

Setorial no TRE aprova criação de comando de greve e não compensação por horas

Em assembleia setorial realizada na tarde de ontem (14), os servidores do TRE decidiram que irão manter a posição de não compensar os dias de greve na modalidade hora a hora, enquanto as atividades da mesa de negociação continuarem. A deliberação ocorreu após debate a respeito do andamento das negociações, bem como consequências de uma possível compensação conforme tem determinado a diretoria do Tribunal.

Um dos argumentos apresentados para a não compensação de horas foi as consequências que tal atitude traria a futuras mobilizações no TRE. Para os defensores da não compensação, arrefecer agora abriria um precedente que dificilmente seria revertido nas próximas greves e os servidores estariam para sempre obrigados a compensar horas de paralisação, dificultando assim a mobilização no Tribunal.

Pela compensação, argumentou-se que as negociações estariam paradas e que apresentar uma proposta no sentido de compensar demonstraria boa vontade por parte dos servidores. Ao final, a proposta pela não compensação de horas foi a vencedora com a maioria de votos por contraste.

Em seguida, os servidores deliberaram a respeito da criação de um comando de greve que se inicia no dia 18 de agosto. A proposta foi aprovada e os integrantes se reunirão nos próximos dias para traçar estratégias de mobilização dos servidores na Justiça Eleitoral

A última proposta aprovada foi o envio de um requerimento à direção  do Tribunal solicitando que aqueles setores que estão realizando hora extra por conta da demanda normal de trabalho neste período tenham essas horas computadas como trabalho extra de fato, e não compensação da greve.

Confira abaixo a programação do TRE para os dias da greve.

18/08: passagem nas salas do TRE para mobilização, com distribuição de panfleto. Concentração na entrada principal a partir das 12:30. Vestir camisa do sindicato, amarela ou vermelha. Haverá Cine-Greve durante a passagem nas salas no saguão.

19/08: passagem nas salas do TRE para mobilização, com distribuição de panfleto. Concentração na entrada principal a partir das 12:30. Vestir camisa do sindicato, amarela ou vermelha. Haverá Cine-Greve durante a passagem nas salas no saguão. Setorial prevista ao final da passagem nas salas.

20/08: Assembleia Geral no TRT, 13h, para avaliar o movimento grevista nacional do Judiciário Federal. Vestir camisa do sindicato, amarela ou vermelha. Haverá transporte saindo do TRE, às 12:30.