Notícia postada dia 11/08/2014

Apagão na JF teve informes da campanha e debate sobre cargo de técnico, e marca reunião do CONTEC-BA

O apagão na Justiça Federal foi marcado por um debate sobre o cargo de técnico judiciario, com participação de servidores da capital e grande participação de servidores do interior via videoconferência.

No início foram dados informes das últimas movimentações em Brasília sobre a campanha salarial e outros assuntos relevantes para a categoria, como a PEC50, e informes de vitória em algumas ações judiciais beneficiando servidores. Foi relatado que o governo manobrou para o PL 6613 nao ser votado na CFT.

O coordenador Lourival Matos que estava em Brasília nesse momento participando do Ato em frente ao STF ressaltou por telefone: "não restará outra saída senão uma forte greve para forçar o STF a assumir seu papel, e também forçar o governo a negociar".  Ele classificou como acertada a decisão de aprovar o indicativo de greve para a partir do dia 15 de agosto.

Esse indicativo deve ser referendado na Assembleia Geral que ocorrerá dia 12 na JF.

Logo após os informes, o servidor Marcos Rocha, representante da JF no I CONTEC, coordenou o debate sobre o cargo de técnico judiciário. O debate contou com a participação da servidora do TRE Karine Pina atuante do movimento dos Técnicos Judiciários, e do coordenador Francisco Filho, que estuda o Plano de Carreira da categoria e faz parte do Grupo de Trabalho Nacional sobre esse tema. Um dos debatedores convidados não pode comparecer.

Na exposição feita pela servidora Karine ficou claro que o movimento dos técnicos não pretende fazer discussão de carreira de forma isolada da categoria, e sim tratar coletivamente das reivindicações de todos sem perder de vista as razões do grande abismo salarial entre técnicos e analistas, e formas de minimizar esse prejuízo segundo ela,  "injustificável sob o aspecto da atuação profissional de cada um, que são semelhantes". Já para o coordenador Francisco, "o assunto técnico judiciário, não deve ser tratado isoladamente, porque seria uma discussão estanque, necessitando estar totalmente inserida na discussao do plano de carreira dos servidores do PJU".
Os servidores presentes, entre eles diversos analistas judiciários, se manifestaram apoiando a luta dos técnicos pela valorização.

Ao final do debate foi relembrado que os servidores em assembleia geral ocorrida em maio aprovaram a criação do CONTEC-BA, e que agora é preciso efetivar esse Núcleo. Foi marcada então a primeira reunião para tratar desse tema: 14 de agosto, às 10 horas, no Sindjufe.

Sarau

Depois de encerrados os trabalhos na sede da JF, parte dos servidores presentes foi para a sede nova da ASSERJUF onde estava ocorrendo os preparativos para um sarau musical. Os servidores puderam confraternizar ao som de belas canções apresentadas pelos servidores músicos João Mota, Rudá Paraguassu (que tem uma música selecionada no concurso atual da FM Educadora), Mauro Guilherme e Manoel Paim. O servidor Josemi Alves também teve participaçao no show.

A ASSERJUF cedeu o espaço logo quando foi solicitado pelo sindicato e prometeu realizar outros eventos semelhantes no local, que segundo seus coordenadores "está à disposiçao dos servidores".