Notícia postada dia 10/08/2014

SINDJUFE-BA debate PJe e autogestão no dia do Apagão no TRT5

Desde de cedo os coordenadores do sindjufe estiveram no TRT5 do Comércio participando do apagao nacional do judiciário, 7 de agosto, ente eles o coordenador licenciado Hilton Coelho.

Na oportunidade foram repassados os informes sobre a campanha salarial dos servidores, que estão a 8 anos com o salário congelado.

O SINDJUFE-BA promoveu dois debates importantes nesse dia sobre os dois temas atualmente em evidência e que exigem habilidade e determinação nas negociações: o Processo Judicial Eletrônico e seus efeitos na saúde do trabalhador, e o plano de autogestão na saúde.  O primeiro tema, PJe, foi debatido pela manhã, quando se defendeu a participação ativa de representantes do sindicato nas discussões sobre a forma de implantação de um sistema cujas virtudes acabam sendo ofuscadas pelas imperfeições, em forma de problemas físicos e emocionais decorrentes de um nível de exigência alto e de uma disponibilidade técnica aquém da necessária.

Segundo Alberto Rajy, coordenador do SINDJUFE-BA, é indispensável que se indique um integrante do sindicato como representante ativo dos interesses do trabalhador nas discussões e reivindicaçõs bem como é necessário consultar os servidores regularmente para que estes opinem sobre um sistema que já é uma realidade nos tribunais do Trabalho e tende a abranger todos os demais órgãos do Judiciário. "É preciso que estejamos conscientes e nos mobilizemos para o fato de que o servidor hoje é uma espécie de dois em um, ou seja, uma mesma pessoa cuida de processos virtuais e físicos dentro de um contexto de crescente cobrança por eficiência e redução do quadro de pessoal", observou Rajy lamentando o fato de muita gente acabar "levando trabalho para casa" para dar conta da demanda imposta.

Plano de saúde

No período da tarde, as discussões sobre o plano de autogestão na saúde tiveram a participação do coordenador Marcos Pinto, que acompanha de perto a implantação de um sistema pensado para fazer um contraponto ao esquema comercial, motivo de tantas queixas, relativas sobretudo ao valores extorsivos e baixa qualidade de atendimento. Não é a toa que os planos de saúde particulares ocupam o topo da lista de reclamações dos consumidores brasileiros. O plano de Autogestão do TRT5 vem sendo discutido há pelo menos dez anos, para que se adote um modelo identificado com o perfil do servidor baiano.

O objetivo da discussão promovida no Dia do Apagão do Judiciário foi  basicamente chamar o servidor para que apresentasse  suas principais dúvidas e obtivesse informações úteis a uma escolha que mais se identifique com sua realidade. A implantação do Plano de Autogestão TRT5-Saúde foi aprovada por unanimidade no final de julho, com a presença da desembargadora Maria das Graças Boness, do chefe da Seção de Apoio aos Planos de Saúde, André Liberato, e o diretor-geral do Tribunal, Tarcísio Filgueiras e o coordenador Marcos Pinto pelo Sindjufe.

Segundo Marcos Pinto, o plano-piloto deverá começar em outubro próximo, com atendimento nas áreas de odontologia, psicologia, RPG, pilates, fisioterapia e homeopatia. O custo para o titular será de R$ 20 e, para o dependente, R$ 5. Nesta fase, será possível fazer uma avaliação do que é o plano na prática. Uma avaliação útil aos próximos passos, segundo expectativa dos seus idealizadores. Posteriormente, deverá entrar em funcionamento o plano definitivo, com o atentimento hospitalar, em clínicas e com todas as demais especialidades médicas. Isto será em maio de 2015 e, obviamente, os valores cobrados do servidor deverão ser outros.  O auxílio-saúde que cada servidor  recebe deverá ser revertido para o plano de autogestão, lembrou Marcos Pinto.

Esse apagão foi aprovado na assembleia geral do dia 30 realizada no TRE onde também foi tirado o indicativo de greve para se iniciar no dia 15 de agosto, a ser referendado na próxima assembeia geral que acontecerá no dia 12 na Justiça Federal.