Notícia postada dia 05/08/2014

Em lados opostos: servidores preparam greve e CUT promove ato de apoio a Dilma

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) promoveu no dia 31 de julho um ato público de apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Com coletes da CUT e bandeiras da campanha de Dilma, a Central deu mais uma demonstração de seu esgotamento enquanto instrumento de luta dos trabalhadores. Com militantes abraçados a Dilma, fica claro de que lado a CUT está: junto ao patrão.

Não é, porém, uma atitude que surpreenda. Para apoiar o governo, desde a Reforma da Previdência, em 2003, a CUT passou a desmobilizar a luta dos trabalhadores. Por esse motivo, vários sindicatos e federações já se desligaram da central. Exemplo foi a Fenajufe, que no 8º Congrejufe, em abril de 2013, aprovou a desfiliação da federação à CUT.

Para novembro, o Sintrajufe/RS convocou um Congresso Estadual Extraordinário onde a categoria irá decidir se continua filiada à CUT ou se aprova a desfiliação. Em assembleia geral (LINK) realizada no dia 26 de julho, a categoria aprovou a proposta orçamentária para o ano de 2014, sem a previsão de repasses à CUT, referendando decisão anterior da direção que, além de ter tomado uma posição política por conta da linha governista da CUT, optou por utilizar a verba para recuperar o fundo de greve, que estava zerado quando a atual gestão assumiu a direção do sindicato.

Lamentavelmente, enquanto os servidores de várias categorias do funcionalismo federal enfrentam nas ruas a política de arrocho salarial e de ataques aos servidores implementada por Dilma e preparam a greve, a Central Única dos Trabalhadores prioriza apoiar a reeleição da presidente, demonstrando estar completamente afastada das pautas dos trabalhadores.

Fonte: Sintrajufe-RS