Notícia postada dia 25/07/2014

TRT5: autogestão avança. Processo é acompanhado pelo SINDJUFE-BA

Implantação do programa de saúde de autogestao avança no TRT5 e é acompanhado de perto pelo SINDJUFE-BA, que segue deteminação dos servidores de apoiar e fiscalizar o programa.

Nesta quinta-feira, 24 de julho às 10 horas, os servidores se reuniram no auditório do 11º andar prédio do TRT no Comércio, para tirar dúvidas a respeito do Plano de Autogestão TRT5-Saúde. Eles assistiram uma apresentação da presidente da Comissão do Programa de Autogestão TRT5-Saúde, a desembargadora Maria das Graças Boness.

Também estiveram presentes na palestra o chefe da Seção de Apoio a Planos de Saúde (SAPS), André Liberato, o juiz José Arnaldo de Oliveira, o médico Augusto Fariase e o juiz Paulo Temporal, todos integrantes da comissão responsável pela implantação da autogestão.

Na próxima segunda-feira haverá sessão do Pleno para autorizar a criação efetiva do Programa. O SINDJUFE já confirmou presença no evento.

O Sindicato tem acompanhado sistematicamente

O coordenador licenciado Hilton Coelho se reunia com os responsáveis pelo projeto quando este ainda estava no nascedouro. Desde que a gestão atual avançou em direção à sua implementação, todos os coordenadores do SINDJUFE-BA lotados no TRT tem se revezado no acompanhamento de todo o processo. As últimas reuniões em sido acompanhadas pelo coordenador Marcos Pinto que é o representante indicado pela diretoria do sindicato.

Setoriais específicas trataram do tema

No início desse ano foi colocada uma enquete no site do sindicato e também foi distibuido aos servidores um formulário para ali colocarem as principais dúvidas. Esss dúvidas foram tiradas nas duas assembleias setoriais específicas sobre o tema realizadas no prédio do Comércio e em Nazaré. A enquete revelou que a grande maioria dos servidores apoia a implantação do programa.

Segundo seus organizadores, a implantação do Plano de Autogestão ocorrerá em duas etapas. Na primeira, a partir de outubro de 2014, serão mantidos todos os planos de saúde e haverá uma contribuição mensal dos beneficiários, no valor de R$ 20,00 por titular e R$ 5,00 por cada dependente.

Já na segunda etapa, o TRT5 encerrará o contrato que mantêm com a Promédica. A partir daí, os usuários passarão a pagar mensalidades e coparticipações, além disto, o Auxílio Médico-Hospitalar, que hoje está na faixa dos R$ 350,00, será totalmente direcionado para a sustentação financeira do Plano.

Questionamentos

O ponto que mais trouxe questionamentos em relação à autogestão foi o impedimento de novas adesões por parte dos ascendentes dos associados. De acordo com a proposta atual, os servidores poderão migrar todos aqueles dependentes e ascendentes (pais) que já estejam no contrato firmado entre o Tribunal e a Promédica.

No caso de novas adesões, apenas cônjuges ou companheiros, filhos ou enteados até 30 anos, e menores sob guarda ou tutela serão aceitos, fica, entretanto vedada a participação de ascendentes que não possuam contrato com a Promédica.

Na avaliação do coordenador do SINDJUFE-BA, Marco Pinto, embora a autogestão apresente avanços em relação aos planos de saúde convencionais, o projeto ainda guarda resquícios da lógica empresarial. “Isto fica evidente quando se trata da adesão de novos ascendentes dos servidores”, afirmou o coordenador.