Notícia postada dia 25/07/2014

Assembleia Geral: Servidores elegem delegados e observadores para a Ampliada da Fenajufe

Os servidores do poder judiciário na Bahia elegeram os representantes que irão participar da próxima Reunião Ampliada da Fenajufe no dia 9 de agosto. A votação aconteceu em Assembleia Geral ocorrida nesta quinta-feira, 24 de Julho, no edifício da Justiça Trabalhista no Comércio. Além disto, eles debateram o calendário da categoria e os pontos do acordo coletivo entre o SINDJUFE-BA e o Sindicato dos Trabalhadores em Sindicatos e Entidades de Classe do Estado da Bahia (SINTEC-BA).

Integrantes da Chapa 1

Realizada na modalidade de chapas, a votação elegeu quatro delegados e dois observadores para acompanhar as discussões em Brasília. Com 43 votos a seu favor, a Chapa 1 levará dois delegados e um observador. Já a Chapa 2 recebeu  29 votos e, pela regra da proporcionalidade de votos, também levará dois delegados e um observador.

Integrantes da Chapa 2

Informes locais

A coordenadora Denise Carneiro, da Justiça Federal, informou que a servidora baiana Rita Olívia está se candidatando a uma vaga no Conselho Deliberativo do Pro-Social, e que está é uma oportunidade da categoria garantir representatividade nesta instituição. A coordenadora também informou que já está sendo discutida nas setoriais da JF a criação do Núcleo dos Técnicos, conforme orientação tomada pela categoria no último Encontro Nacional de Técnicos.

Já o coordenador Frederico Barbosa, do TRE, informou que na última reunião da mesa de negociações no TRE, a administração realizou a proposta de que os dias de greve fossem compensados através da reposição diária de duas horas, condicionada à assinatura do ponto de greve. De antemão, a comissão de servidores e coordenadores informou à direção da casa que a proposta não contemplava a categoria, mas que o assunto seria discutido em assembleia setorial nesta sexta-feira.

Avaliações

Em seguida, os servidores realizaram avaliações do calendário de mobilização. De um modo geral, as falas foram unânimes em destacar que a greve é necessária e crucial para se garantir os avanços para a categoria.  Foi avaliado que, apesar do segundo semestre se configurar um cenário mais desfavorável do que o encontrado no primeiro semestre, há a certeza de que sem greve a categoria não conquistará o reajuste, e verá a contiuindade do congelamento salarial que já dura 7 anos.

Embora tenha sido apresentado,  o calendário de mobilização não chegou a ser votado, entretanto a próxima assembleia geral ocorrerá no  dia 30 de julho, às 13 horas, no TRE.

Acordo coletivo

O ponto mais polêmico e que gerou mais debate foi a assinatura do acordo coletivo firmado entre o SINDJUFE-BA e o Sindicato dos Trabalhadores em Sindicatos e Entidades de Classe do Estado da Bahia (SINTEC-BA). O acordo tem o objetivo de regulamentar direitos e práticas que já estavam em voga no sindicato e estava sendo discutido a pelo menos dois anos.

Parte da diretoria questionou o impacto financeiro que tal acordo traria sobre o orçamento do sindicato, que estaria hoje na casa dos 40%, e que tal impacto poderia motivar a demissão de funcionários. Tal grupo também questionou a maneira como o acordo foi firmado, pois o documento foi registrado no Ministério do Trabalho e Emprego com a assinatura de apenas um coordenador do SINDJUFE-BA.

Em contrapartida, o grupo que apoiou a assinatura argumentou que, como o acordo já havia sido aprovado em reunião anterior da diretoria, a assinatura de apenas um coordenador foi suficiente e necessária, visto a aproximação do prazo para a entrega do documento no MTE.

Além destes pontos, servidores também questionaram pontos específicos do acordo, dentre eles a concessão de empréstimos aos funcionários do SINDJUFE. Visto o acordo já ter sido firmado e registrado no MTE, ao final ficou estabelecido que modificações futuras poderão ser propostas nas discussões de um novo acordo coletivo.

Confira o texto completo do acordo coletivo no link:

A assembleia geral pode ser assistida na íntegra na sessão de vídeos do site do SINDJUFE-BA. Não fique de fora. Participe e fique informado.