Notícia postada dia 25/07/2014

SINDJUFE retoma as atividades dos Núcleos da Diversidade e da Auditoria Cidadã

Cursos sobre opressões e debates sobre machismo, além de reuniões estratégicas já foram agendadas pela Comissão Pró-Núcleo da Diversidade do SINDJUFE-BA. Com criação aprovada em Diretoria em 2013 e já em vias de efetivação, esse Núcleo foi idealizado para combater - à luz da cidadania - práticas como o machismo, o racismo, a homofobia e qualquer outro tipo de preconceito que contribua para tornar a sociedade elitista, injusta e desigual. A Comissão,que se reuniu no dia 16 de julho já elaborou uma agenda de eventos e encontros, os quais são abertos ao público.

Diversas atividades, boletins, cartazes, marca, cartilhas etc., foram cogitadas nessa reunião, cuja ata foi disponibilizada a todos os presentes e interessados. Foi definido que o primeiro boletim apresentará o Núcleo e versará sobre o machismo, chamando para os debates e campanha educativa.

Já foi disponibilzado no site um link para este Núcleo.

Anote na sua agenda:

Haverá uma nova reunião na próxima quarta (30) às 10h, na sede do SINDJUFE-BA. Reiterando que os eventos são abertos ao público.

Debates sobre o machismo serão realizados nos Órgãos entre os dias 9 e 11 de setembro, com horário e local a serem confirmados.

Já para esclarecer mais sobre as opressões, a Comissão propôs que o ILAESE (Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos) ministre um curso nos dias 16 e 30 de agosto, na sede do sindicato. O Instituto deve encaminhar os custos e estes devem ser aprovados pela Diretoria do Sindicato.

Responsáveis pelos sub-temas

Como são diversos os temas e muitas atividades, eles foram distribuidos entre os seguintes responsáveis:

Machismo: Lúcia Martins (servidora do TRT5); Homofobia: Gésner Braga (servidor da JF); Racismo: Jailson Laje (coordenador do SINDJUFE); Classismo: Denise Carneiro (coordendora do SINDJUFE), e Bárbara Alves (ativista).

Os textos sobre a homofobia já foram disponibilizados por Gesner. Sobre o machismo já existem alguns já produzidos pela coordenadora Denise Carneiro.

Logo que novos textos chequem eles serão também disponibilzados no site.

Para o  primeiro boletim que versará sobre o machismo, os textos específicos deverão ser encaminhados para o sindjufe-BA pela servidora responsável pelo tema.

NÚCLEO DA AUDITORIA CIDADÃ

No dia 14 de julho este Núcleo também teve as atividades reiniciadas após o período de greve do judiciário que foi priorizada pelos coordenadores do Sindicato.

Nessa reunião, com presença de ativistas dos movimentos sociais e sindicais se definiu nova agenda de atividades:

Proposta de eventos nos Tribunais com datas pré-agendadas para os dias 18 e 25/08 e 01/09, às 13h., com objetivo de divulgar às ações do movimento de Auditoria Cidadã.

Próxima reunião, dia 28, segunda-feira, no sindjufe Às 10 horas.

Participe!