Notícia postada dia 25/07/2014

Núcleo da Diversidade: agenda de atividades é definida

Cursos sobre opressões, debates sobre machismo e reuniões estratégicas são algumas das atividades que já foram agendadas pela Comissão Pró-Núcleo da Diversidade do SINDJUFE-BA. Idealizado para combater, à luz da cidadania, práticas como o machismo, racismo, homofobia e qualquer outro tipo de preconceito que contribua para tornar a sociedade elitista, injusta e desigual, o Núcleo da Diversidade teve criação aprovada em reunião da diretoria ainda no ano de 2013 e a partir de então vem caminhando para ser efetivado de fato.

A Comissão se reuniu no dia 16 de julho e já elaborou agenda de eventos e encontros abertos ao público. Além disto, a comissão cogitou a realização de diversas atividades, dentre elas: boletins, cartazes, marca, cartilhas, etc. Na reunião também foi definido que o primeiro boletim apresentará o Núcleo aos servidores e terá como tema centrar o machismo. Além disto, a publicação chamará a categoria para debates e participação na campanha educativa.

Atualmente o site do SINDJUFE-BA conta com um link com informações e temas ligados ao Núcleo da Diversidade.

Anote na agenda:

A próxima reunião da Comissão Pró-Núcleo da Diversidade ocorrerá no dia 30 de julho, quarta-feira, às 10h, na sede do SINDJUFE-BA. O evento é aberto ao publico.

Já nos dias 9 e 11 de setembro, serão realizados debates sobre o machismo nos tribunais, com horário e local a ser confirmado.

Está sendo programada também a realização de um curso ministrado pelo Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos, nos dias 16 e 30 de agosto, na sede do sindicato. A realização, entretanto, está atrelada ao encaminhamento dos custos pelo ILASE e aprovação da Diretoria do Sindicato.

Responsáveis pelos sub-temas

Os diversos temas que envolvem o Núcleo da Diversidade foram distribuídos entre os seguintes responsáveis:

Machismo: Lúcia Martins (servidora do TRT5); Homofobia: Gésner Braga (servidor da JF); Racismo: Jailson Laje (coordenador do SINDJUFE); Classismo: Denise Carneiro (coordenadora do SINDJUFE), e Bárbara Alves (ativista).

Parte dos textos sobre homofobia já foram disponibilizados pelo servidor Gesner Braga. Bem como textos sobre machismo já escritos pela coordenadora Denise Carneiro. Logo que novos textos chequem eles serão disponibilizados no site.

Especificamente para o  primeiro boletim que versará sobre o machismo, os textos específicos deverão ser encaminhados pela servidora Lúcia Martins, que é responsável pelo tema.

NÚCLEO DA AUDITORIA CIDADÃ

No dia 14 de julho este Núcleo também teve as atividades reiniciadas após o período de greve do judiciário que foi priorizada pelos coordenadores do Sindicato.

Nessa reunião, com presença de ativistas dos movimentos sociais e sindicais se definiu nova agenda de atividades:

Proposta de eventos nos Tribunais com datas pré-agendadas para os dias 18 e 25/08 e 01/09, às 13h, com objetivo de divulgar as ações do movimento de Auditoria Cidadã.

Próxima reunião, dia 28, segunda-feira, no SINDJUFE-BA, às 10 horas.

Participe!