Notícia postada dia 23/07/2014

Setorial no TRE: avaliação e presença de servidores do interior

Na tarde desta quarta-feira, 23 de julho, a categoria de trabalhadores da Justiça Eleitoral realizou assembleia setorial com a presença de servidores do interior do Estado. A participação destes companheiros foi possível por eles estarem na capital por conta do 8º Encontro dos Servidores dos Cartórios do Interior. A setorial foi realizada no saguão do TRE e serviu para que os trabalhadores pudessem fazer uma avaliação do movimento paredista no primeiro semestre na capital e interior.

No início da assembleia, o coordenador Jair Cunha explicou como se deu o processo de mobilização da categoria no primeiro semestre, apresentando as pautas de reinvindicação e os resultados alcançados. Ele destacou também que as mudanças que ocorreram na pauta durante o período da greve, ocorreram por que foi constatada a necessidade de se combater ameaças à carreira, entre as quais a PEC 59.

Destacou-se também que a mobilização da categoria foi responsável por barrar o avanço da PEC 59 bem como pressionar o relator do PL 6613, o deputado João Dado (PT-SP), para que o substitutivo fosse apresentado. “Não vamos conseguir nada se não for por pressão”, relembrou o coordenador. A categoria também avaliou os mecanismos adotados pelo sindicato para se comunicar com a categoria nas mais diversas cidades da Bahia.

Participação da categoria

Servidor Petrúcio de Lima fez questionamentos sobre o recesso parlamentar.

Durante o período de avaliações, servidores se inscreveram para se dirigir a categoria, dentre eles, o técnico judiciário Petrúcio de Lima, da cidade de Maraú, que questionou qual seria a posição adotada pelo sindicato diante das afirmações de parlamentares brasileiros afirmando que entrariam em recesso por conta da aproximação do período eleitoral. A reposta da coordenação foi de que a mobilização continuará a acontecer, pois há um histórico de luta e vitórias para a categoria mesmo durante o período de eleições.

O analista João Cruz realizou uma denúncia

Já o analista João Cruz, de Guanambi, trouxe para o conhecimento dos demais servidores o conhecimento de uma portaria do TRE que estabelece que aqueles servidores que desejarem requisitar licença remunerada para a realização de estudos, devem assinar termo de compromisso, afirmando concordarem com uma possível relocação. A denúncia foi recebida pelos presentes, que se comprometeram a apurar e se mobilizar a categoria em torno do assunto.

Assembleia Geral

A próxima Assembleia geral vai ocorrer amanhã, às 13 horas, no edifício do Tribunal Regional do Trabalho, com transporte disponível para os servidores que desejarem participar.